A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





28 janeiro 2006

Indiferença criminosa

Há poucos dias vi o filme "Hotel Ruanda" - Forte, intenso mas sobretudo, real.

Acho espantoso que se esteja a repetir o mesmo erro cometido no Rwanda há anos atrás.

Desta vez, nem há a desculpa da falta de preparação… já toda a gente falou que o genocídio das tribos africanas está em curso no Darfur, mas ninguém mexe uma palha.

Tony Blair disse, há dias, que "a comunidade internacional está a falhar perante o povo de Darfur". Mas não passou das palavras, não ensaiou nenhum tipo de acção efectiva. E podia.

António Guterres, o senhor ACNUR, disse quase o mesmo.

As potências mundiais encolheram os ombros.

Kofi Annan manifestou-se "pessimista" sobre a situação em Darfur, e apelou à comunidade internacional a agir porque "não há mais tempo para a indiferença".

Mas continuaram, todos, indiferentes…

A União Africana tem no Darfur uma missão de paz composta por quase 7.000 efectivos, mas alertou já que a missão está em risco por falta de financiamento.

O conflito em Darfur agudizou-se em Fevereiro de 2003 e, desde então, provocou já mais de 400.000 mortos e quase dois milhões de deslocados e refugiados.

Acho que alguns destes senhores deviam ver o filme. Afinal, relata factos...

2 comentários:

Amigo da Sopa disse...

Faça-se constar que descobriram enormes jazidas de petróleo e gaz natural em Darfur que em dois dias aparecem fundos para resolver os problemas.

JPG disse...

Em alguns países a desgraça é serem ricos...