A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





12 abril 2007

Bom exemplo

Na entrevista à RTP vi o primeiro-ministro numa situação semelhante à de muitos portugueses: tiram um curso de engenharia e acabam a ter que dar explicações.















TEMOS O QUE MERECEMOS

Se fosse eu a dizer que era toureiro (Pedrito de Portugal, por exemplo), não faltava quem marrasse comigo e me chamasse desonesto, vigarista e outras coisas mais, mas como Sócrates dá de comer a muita gente, nem sequer é grave rasurar um documento, escrito pelo seu punho, em que assumia em 1993 que era engenheiro.



As dúvidas subsistem:
1. Se um aluno universitário quiser transferir-se para outro estabelecimento, pode fazê-lo sem apresentar o respectivo certificado de habilitações, como José Sócrates fez em Setembro de 1995 ao transferir-se do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa para a Universidade Independente? Só em Junho do ano seguinte, recorde-se, o actual primeiro-ministro apresentou na secretaria da Independente a prova de que tinha concluído com aproveitamento dez cadeiras no ISEL.

2. É normal um só professor leccionar quatro cadeiras em simultâneo? António José Morais, que foi esse professor, desempenhava em simultâneo funções no Governo socialista – o mesmo em que Sócrates se integrava no ano lectivo 1995/96, como secretário de estado adjunto do Ambiente.

3. É normal que o reitor de uma universidade se substitua ao habitual regente de uma cadeira, leccionando-a à sua revelia? Terá sido o que aconteceu com Luís Arouca, que aprovou Sócrates na disciplina de Inglês Técnico, cadeira cujo titular era o professor Eurico Calado, vice-reitor da Independente.

4. Quantos dados biográficos diferentes costuma ter um chefe do Governo? Sócrates já teve várias versões no seu currículo. Duas enquanto foi deputado, nos anos 90, três outras no portal do Governo, de há um mês para cá. Lapsos alheios – foi a justificação. Que não convence muito boa gente. Sócrates persiste em não assumir culpas próprias num processo em que foi protagonista.

5. É aceitável que três semanas de silêncio público sobre uma questão relevante coincidam com inúmeras pressões privadas feitas pelo primeiro-ministro junto de jornalistas?


A minha opinião não tem a ver com a necessidade de "canudos" para se desempenhar cargos políticos ou outros, até porque Lula tem apenas o ensino básico, é presidente do Brasil e ninguém o condena por isso.


Trata-se de uma questão de verticalidade e de exemplo moral! Senão vejamos:

Em que universidade é que um reitor dá aulas de Inglês Técnico a um aluno em separado?

Em que universidade é que um diploma é passado a um Domingo?

Em que universidade é que um aluno faz um teste separado da restante turma?

Em que universidade é que as pautas têm diferentes notas para uma mesma disciplina?

O povo português tem de facto aquilo que merece, a começar pela nossa imprensa.

Sem comentários: