A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





06 agosto 2007

PLANETA MARTE - 27 DE AGOSTO DE 2007

O Planeta Marte irá ser o mais brilhante no céu da noite de Agosto. Irá ser tão grande como a lua cheia a olho nu.

Isto irá ocorrer a 28 de Agosto quando Marte ficar a 34.65Milhas da Terra.

Certifica-te que estarás a olhar para o céu a 28 de Agosto às 00:30m. (Noite de dia 27 - 2ª feira).

Irá parecer que a Terra tem duas luas. A próxima vez que Marte irá estar tão próximo será em 2287. A não ser que estejam vivos nessa altura, aproveitem!

30 comentários:

Anónimo disse...

Uma visita bem rápida as paginas da internet verá que esta afirmação é mentirosa e recorrente, pois todo ano éssa mesma estória ressurge.

Anónimo disse...

Seja verdade ou não, vou estar acordado a essa hora. Posso é não estar em condições emocionais para acompanhar mais um brilhante espectáculo.
CDC

JPG disse...

Pois parece que a "lenda" começou em 2003. Eu recebi a informação através de uma mailing list do Dep de Ciências da Terra e tive-a como certa, mas afinal...
Pelo que investiguei, é fraude. A ver vamos, como diz o ceguinho!

Nelson Conceição disse...

Pois, estive a investigar e num site de um tal observatório espacial brasileiro informa-se que este fenómeno participou a sua ocorrência no dia 27 de Agosto de 2003. Sendo que eu não observei absolutamente nada, e não seria algo que escapasse facilmente à vista, retiro daqui duas conclusões em que alguma delas é a correcta. 1º andei o mês de Agosto de 2003 bêbado que nem um cacho. 2º andam para aí uma data de mentirosos aldrabões que se põem a observar as gotas do orvalho matinal e a saborear um copinho de bagaço e pensam que estão na presença do planeta marte. Quer-me parecer que a 2ª conclusão é mais correcta. Ora visto que até tenho algum tempinho, vou estar atento à possível ocorrência de tal fenómeno que eu acho improvável de acontecer, visto que já é anunciado à 5 anos.

Tenho dito :D

Nelson Conceição disse...

Com mais um pouquinho de investigação, descobre-se que na realidade este fenómeno ocorreu no dia 27 de Agosto de 2003, contudo, Marte poder-se-ia confundir com uma estrela visto que o tamanho do mesmo não era assim tão grande como se diz nos e-mails. Para parecer tão grande quanto a lua, a imagem do planeta vista da terra teria de ser aumentada cerca de 75 vezes. para que fique esclarecido, este fenómeno ocorre em intervalos de 15 em 15 anos, mas quem quer mesmo ver terá de comprar um telescópio ou esperar que o planeta se chegue mais um bocadinho para que se possa ver no meio das estrelas, isto para os mais atentos claro xD

Já escuso de estar com tanta atenção ...

In Jornal Público

JPG disse...

Bom trabalho! Com essa informação, já não temos tantas probabilidades de entornar por estar a olhar para o céu...

Anónimo disse...

Oi..sou aqui do Brasil e achei muito interessante essa informação sobre Marte..É verdade mesmo??Me escreva.Meu e-mail é :nani-carneiro@uol.com.br

Anónimo disse...

VISITEM O LINK ABAIXO E VEJAM QUE ISSO JA ACONTECEU EM 2003!!!...NO DIA 27 DESTE MES, O RETARDADO QUE INVENTOU ESSA MENTIRADA E OS OUTROS TONTOS QUE FICAREM OLHANDO PRA CIMA AS 00:30 PARA VER O FENOMENO, VÃO NO MÁXIMO PERDER O SONO E FICAR COM DOR NO PESCOÇO!!!

http://www.observatorio.ufmg.br/pas50.htm

Anónimo disse...

http://www.observatorio.ufmg.br/pas50.htm

Visitem o link a cima e vejam que o fenomeno ja aconteceu em 2003, o retardado que inventou issoe mais os tontos que no dia 27 ficarem olhando pra cima as 00:30 esperando por marte, vão no máximo ter insonia e dor no pescoço!!!

Anónimo disse...

Primeiro não faz sentido a ideia de que Marte possa vir a estar tão perto ao ponto de parecer do tamanho da Lua. Daqui a uns milhares de milhões de anos talvez as órbitas se alterem ao ponto de assim o permitir, mas não será de certeza em 2287. Ainda falta muito...
Imaginem. Se estivermos a ver um jogo de futebol longe da bola - lá no cimo da bancada, mesmo na última fila de todas - e com um berlinde na mão, se esticarmos o braço o berlinde parecerá tão grande como a bola de futebol lá em baixo no relvado, ou até maior. Não são do mesmo tamanho mas as distâncias diferentes que se encontram do ponto de observação podem provocar essa ilusão.
Com a Lua e com Marte passa-se a mesma coisa, com a diferença de as distâncias começarem nas centenas de milhar de quilómetros e estenderem-se até aos milhões.
A Lua tem um diâmetro de 3.474 Km. Marte tem quase o dobro, 6.794 Km. A Lua está a 340.516 Km da Terra, Marte a 227.940.000, ou seja 670 vezes mais longe.
Pedi ajuda ao JP para me calcular a que distância teria Marte de se aproximar para que parecesse do mesmo tamanho que a Lua. Ele, sumariamente, calculou que deveria rondar os 470.000 Km, ou seja, apenas 38% mais longe da Terra que a Lua… Assim tão próximo tornar-se-ia um satélite da Terra e ficaríamos com dois, ou melhor, quatro… É que Marte tem dois satélites naturais, Fobos e Deimos que orbita Marte a 9378Km e 23,459Km, respectivamente.
Mas voltando a Marte a apenas 470.000Km da Terra, isso faria com que ficasse nesse momento a apenas 150.070.000Km do Sol. Ora se a órbita normal é de 227.940.000 esse ponto tão próximo é 66% inferior ao normal. É uma órbita muuuuuito estranha esta em que o ponto mais próximo é 66% do maior, Imaginem uma roda achatada ao ponto de a parte mais estreita ter 60cm e a parte maior ter 100cm. É demasiado estranho, não?

JPG disse...

Muito estranho e improvável!

No entanto neste dia ocorrerá um eclipse lunar (não sei se será visível aí no Brasil).

Bom trabalho!

Anónimo disse...

TA bom... ta bom... ja vi uma vez, verei esta e a proxima tambem...

Assim como dizia Raul Seixas...
eu nasci a 10 mil anos atras.


Anakyn Skywalker

Anónimo disse...

Aff! Pelo amor de Deus né! Marte do tamanho da Lua não rola... Pode ser que o planeta apareça mais brilhante, mas falar que na noite do dia 27 p/ 28 a Terra terá "duas Luas" é pura especulação e sensacionalismo

Anónimo disse...

Marte do tamanho aparente da Lua ???



Todos os anos, em agosto, desde 2003, circula pela Internet e em outros meios de comunicação, uma falsa informação sobre uma suposta aproximação do planeta Marte que deveria ocorrer em 27 de agosto. Essa informação, sem qualquer base
científica, é veiculada por pessoas que, por conta própria, acham que o fenômeno se repete anualmente, o que, como vimos, não é correto. Além disso, para piorar ainda mais a já incorreta informação, acrescentam que Marte poderá ser visto com o tamanho aparente da Lua!!!!! Isto é um absurdo "astronômico" (nos dois sentidos) que não se deve dar crédito, mesmo quando escrito em inglês o que, para algumas pessoas, parece ser um indício de veracidade. As grandes aproximações de Marte em relação à Terra, durante o século XXI, se darão em:

1. 31 de julho de 2018 Distância Terra-Marte = 57,59 milhões de km
2. 11 de setembro de 2035 Distância Terra-Marte = 56,91 milhões de km
3. 15 de agosto de 2050 Distância Terra-Marte = 55,96 milhões de km
4. 30 de agosto de 2082 Distância Terra-Marte = 55,88 milhões de km
5. 03 de agosto de 2097 Distância Terra-Marte = 57,13 milhões de km

www.uranometrianova.pro.br/astronomia/AA006/opos_marte.htm

Anónimo disse...

Retardados ainda propagam essa informação falsa tsc tsc tsc é boato http://www.quatrocantos.com/lendas/148_marte.htm

Anónimo disse...

ando louco, tao louco, fora de mim.
ando louco, tao louco, louco por isto.

é hoje que me vou matar, à hora do acontecimento. é unico e acho a melhor altura para o fazer. obrigado marte, obrigado planeta terra.

eu sei que sabes que sim, que para mim és o mundo la fora :)

(podemos ir ao terraço e ver la de cima)

Anónimo disse...

oi morex. xo pa avixar que goxto mt mt mt dexteh bloguew max cuntinuohe axpera du acunximento. obrigadux por tuduhs. mas ôxex xum extupidos because ta nubaêiro (nevoeiro).

FOGUH MENSSS!!!!!!! amovos mas odeiovos porque coiso e tal beijos.

Anónimo disse...

Eu ser de Marte. Acho perfeitamente mal visualizar Marte meu planeta. Por cima porque hoje ser Ladys Naite in Marte e gajas estarem nuas.

Obrigado, nao nos assistam.

meninos pijama.

Anónimo disse...

AHHHH VAI SE DANAR.

Anónimo disse...

Estou eu aqui, crente nessa lenda! Puta que pariu... Só fui procurar a veracidade na net quando cai no conto!

Anónimo disse...

LERO LERO NAUM TOLERO..Q BOSTA NUM TINHA NADA...INTERNET EH UMA BOSTA MESMO..

Anónimo disse...

Não apareceu ate agora!

denucio essa propaganda enganosa!

Unknown disse...

nao aparecera 2 luas,aprecera somente 1 pois o tamanho dela e bem maior do que a normal e bem mais brilhante,isso ja esta acontecendo

Anónimo disse...

hahahahaha!!!!....too aki de besta esperando esse momento...!!! q mentira!!!...desistoO...!!! po....!!!!

Anónimo disse...

Nossa.. q NERDAAA....

cai nesse boato tb....
ng mereceee... hehehe...

mas td bem.....
aki tava nublado msm.. e nem tava dando pra ver nda.. ahuhauhauhauha...
mas agora jah foi... e da proxima vez vou verificar antes de ficar olhandoooo pra cima.....

abraço

Anónimo disse...

Eae Galera... moro nos EUA e com os boatos ou nao... acabei ficando curioso e sem demora fui a rua pra ver o tal ocorrido... e nao sei qto a vcs... mais eu vi as "duas" luas... Foi emocinante!!!

Eu achei muito legal.

Ass: Vesgo!!!


AHUHUAhuAHUhuAhuAHUAHUhuA

Halyne disse...

bem tolo dos que não acreditaram no fenômeno, pois de fato ele aconteceu...foi lindo...foi perfeito...coisa do outro mundo...
feliz dos que viram na compahia das pessoas mais impostantes...AMIGOS....

DEMAIS....

cordier! disse...

nossa gente..
nessa hora eu tava numa festa ao ar livre.. qndo eu olhei para cima.. realmente axei q estava looouca! iahiuaea.. maix foi lindo... keria mto poder voltar no tempo! =/

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Não era Marte. Erao Sarney...

Anónimo disse...

seus invejosos, e possivel e vai rolar,, tenho certeza que vcs mesmo sem " acreditarem" vao ficar acordados pra verem ne??????!!!!! kkkkkkk