A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





17 abril 2008

Sobre o derby do Século

(Foi assim que o comentador da Antena 1 descreveu. Sim, não vi o jogo em directo. A malta trabalha! Podem ir contar à Srª Ministra), deixarei aqui meia-dúzia de notas:

1 - Apesar da fasquia estar alta, pois a Académica tinha espetado 3 secos, a vitória estava certa (também era melhor que assim não fosse) mas, para ser mais espectacular que a Briosa, era preciso muita imaginação (dar 2 golos de avanço ou marcar 5 golos em 25 minutos, por exemplo...)

2 - A manter-se o ritmo, cheira-me que no próximo Domingo - no estádio do Dragão (cumprindo uma tradição nortenha), a festa incluirá aquelas personagens conhecidas por gigantones ou cabeçudos (no caso concreto, prefiro chamar-lhes Orcs).
3 - Asterix, perdão, Chalanix, perdão, Chalana parece estar a aprender rápido, pois fala como se estivesse drunfado (deve ser sina do clube - Graham Souness, Toni, Vilarinho, Luisão e o próprio Camacho que até chegou a dizer em plena conferência de imprensa que os jogadores estavam fod**s ).

4 - Pode ter sido o último Derby para o Rui Costa e uma coisa garanto, não o vai esquecer!

5 - Quem diria que o Derlei iria ajudar a "esbragalar" os "bormelhos"? Eu não!!!

6 - Já encomendei a minha T-shirt nova (para levar ao Encontro dos "Esquecidos"). Gostam? Custam 15 € mas vai dar cá um gozo...

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu compro uma t shirt!

Anónimo disse...

compraram o chalanix...fuck chalanix

Peyroteo disse...

Sporting, 5 - Benfica, 3

Um dos melhores jogos de sempre... e seguramente o melhor (até à data) do Século XXI!



Parabéns ás duas equipas pelo fantástico espetáculo que proporcionaram a todos aqueles que gostam de desporto em geral e de futebol em particular. Mesmo os adeptos da equipa derrotada têm motivos para estarem felizes, pois este terá sido para muitos o melhor jogo que presenciaram nas suas vidas.



Mais uma 1ª parte mal conseguida
Com menos 2 dias de descanso e muitas baixas no plantel, o Sporting foi obrigado a colocar Veloso a Central a substituir o líder da defensiva Anderson Polga, e o "verdinho" Adrien Silva no meio campo. Mais do que o facto de Veloso jogar a central, o maior problema residiu na ausência deste no meio campo a servir de pêndulo de todo o futebol Leonino.
Depois Romagnoli passou 1 hora em campo a engonhar, engonhar, sem desenvolver e assim o futebol do Sporting tinha dificuldades em definir e resolver. Vuk andou completamente escondido.
Apesar de tudo o Sporting começou o desafio com 10/15' de superioridade, mas cedo se desvaneceu e foi o Benfica a chegar ao golo aos 18'.
Após o golo de Rui Costa, o Sporting foi muito a baixo psicologicamente e o Benfica passou a controlar completamente a partida, apresentando classe em campo; e foi sem surpresa que aos 30' chegou ao 0-2 por Nuno Gomes.
Pairava em Alvalade o fantasma o último jogo para a UEFA, onde fomos derrotados pelos Rangers, precisamente por 0-2 e da forma mais cínica possível, por uma equipa que colocou o "seu autocarro de 2 andares" em frente à baliza.
Mas com este 2º golo do Benfica, Paulo Bento decide mexer e arriscar colocando em campo Izmailov para o lugar de Adrien; desfazendo o 4-4-2 em losango e passando a um 4-3-3, com Izmailov a fazer o lado direito. Deste modo o Sporting no final da 1ª parte o tentou atacar mais e melhor, mas a falta de inspiração e o GR Quim evitaram o golo Leonino. Ao mesmo tempo o Benfica foi recuando progressivamente e começando a jogar com os tempos de jogo.
O intervalo chegava com o Sporting com 67% de posse de bola! Mas com 0-2 no placard, o que mais fazia ainda lembrar o desaire com os Escoceses! Os cerca de 10.000 adeptos do Benfica presentes, brindavam o estádio com "Olés", o que entristecia e enervava ainda mais os Leões.
As perspectivas para a 2ª parte não eram as melhores, pois para além de não ter opções no banco… tínhamos menos 2 dias de descanso e treino que o adversário, o que fazia temer o pior! Ainda para mais, "sabíamos" que não nos bastaria marcar 2 golos para empatar a partida, pois no caso das coisas terem que ser decididas a penalties, temos "malapata".
Os comentadores das TV's e Rádios faziam já o enterro ao Sporting…
Na mente de quase todos os Sportinguistas, seria inadmissível continuar a aturar Paulo Bento como treinador do Sporting, caso a previsível derrota se confirmasse.



Nova Chama
No primeiro quarto de hora da 2ª parte o Sporting entrou com muito mais vontade, mas continuou sem definir bem na altura de marcar. Aos poucos o Benfica foi ficando encostado ás cordas, jogando com 2 linhas defensivas, mas a verdade é que o golo não chegava. Romagnoli continuava a engonhar.



O momento da viragem (60')
Aos 60' dá-se o momento da viragem. O Capitão Moutinho dispara uma "bomba", que Quim desvia de forma espectacular para a barra.
Paulo Bento perde a paciência pelo facto de não se conseguir marcar e decide arriscar tudo, fazendo entrar mais um avançado, Derlei (que vinha de uma lesão que durou desde o início da época) para o lugar do complicativo Romagnoli.
O Benfica foi jogando cada vez mais à defesa, mas não mexeu bem na equipa, que jogava agora contra um Sporting que já havia desfeito o inicial 4-4-2, depois o 4-3-3, e apresentava agora uma frente de 4 avançados, ainda com Moutinho e Izmailov a ajudar.



O que é jogar à Sporting?
Esta pergunta ouviu-se nos últimos tempos pela imprensa.
A resposta foi dada em campo!
Jogar à Sporting é jogar com DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO e ESFORÇO… para obter a GLÓRIA!
Jogar à Sporting são os 25' finais da partida de hoje, onde pura e simplesmente o Sporting jogou no limite da adrenalina, sendo Imperial, dando tudo em campo, esmagando uma equipa da dimensão do Benfica com 5 golos em 24'!!!
Foram cinco golos que fizeram pular e perder a voz ao mais pacato dos adeptos.



Destaques
- Izmailov: tem feito muitos jogos em que passa despercebido, mas ás vezes joga a sério, e hoje fez tudo bem! Um quebra-cabeças para os adversários.
- Djaló: o "anti-Sansão"! Cortou o cabelo e agora é sempre a facturar. Aquele seu 2º golo de 30 metros não está ao alcance de qualquer um!
- Moutinho: um grande capitão! Um médio polivalente de grande qualidade.
- Quim: está a fazer a sua melhor época de sempre. Para mim é esta época o melhor GR do campeonato. Deveria ser titular da selecção.
- Di Maria: a surpresa para este jogo, com a velocidade que empregou, destabilizou a remendada defensiva Leonina. Chalana deu um tiro no pé ao substituí-lo.
- Derlei: marcou logo no seu regresso após prolongada lesão. Dá tudo o que tem.
- Liedson: joga muito e lá meteu mais um.
- Rui Costa: muita classe, mas as pilhas não já não dão para mais de meia hora. Enquanto teve forças foi o cérebro do Benfica.
- Tonel: tem vindo a subir de forma e é hoje um valor seguro como central, com a vantagem de apontar bastantes golos de cabeça. Merece jogar pela selecção, apesar de não ser um primor técnico faria boa dupla com o Ricardo Carvalho.
- Grimi: o lateral esquerdo que faltava… segurem-no!
- Rodriguez "Cebola": tem bom poder de fogo, de média e longa distância. Ainda bem que não fica no Benfica para o ano.



Agradecimentos
Obrigado Sporting pela Cilindrada de hoje! Uma MÃO CHEIA!
Obrigado Benfica pela grande equipa que também é!
Obrigado à grande maioria dos Benfiquistas, que soube nas TV's, Rádios e Jornais, dar mérito à estrondosa vitória do Sporting. Hoje soube-se Ganhar e soube-se Perder.
Obrigado à equipa de arbitragem. Quando é isenta… o Sporting normalmente ganha.



Azias
- Para aqueles que querem inventar lances salvadores da arbitragem onde não existem, o meu desprezo. Até porque afinal as únicas razões de queixa seriam do Sporting, pois o árbitro Jorge de Sousa não quis expulsar ninguém para preservar o espectáculo; e teve 3 oportunidades para colocar jogadores do Benfica na rua.
- Rui Santos. O comentador da SIC estava com uma azia tremenda, mas continuo sem perceber se é por ser Benfiquista e estar aziado pela derrota, ou se é por ser Sportinguista e estar furioso pelo seu odiado treinador (Paulo Bento) ter "assinado o contrato" para a próxima época com esta exibição.
- A minha e a de muitos Leões, que perguntam a eles próprios porque raio a equipa não apresenta sempre esta grande vontade e empenho nos jogos, ou até porque não a tem desde o 1º minuto, nomeadamente nas primeiras partes dos desafios?
Ficou hoje provado (e de que maneira) que a melhor defesa é o ataque; e acho que o Sporting só tem a ganhar com o incremento de tácticas ofensivas.



http://bola-na-trave.blogspot.com/2008/04/sporting-5-benfica-3.html

Anónimo disse...

dia 18 de maio,até os comemos,FORÇA BENFICA...NINGUEM PÀRA O MAKUKULA, SLB

Anónimo disse...

Eu quero uma e é para enviar ao LFV. Ah...e já agora, fica na conta do Pinto da Costa que anda feliz.

JPG disse...

Para o "Pinto da Bosta" terá que ser às riscas, para não se distinguir dos outros presidiários.