A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





19 junho 2008

Melhoria nos resultados das provas??? MILAGRE!!!

Os resultados das provas de aferição foram substancialmente melhores este ano que em anos anteriores.

Claro que foram indubitavelmente mais fáceis, mas a D. "Milu" insiste que foi a pressão sobre os professores que fez melhorar os alunos.

Vejamos um exemplo...

Alunos dos 2º ciclo fazem em 2008 prova igual à do 1º ciclo de 2007?

Tenho para mim que a ministra da educação pratica todos os dias o crime de condenar gerações a uma vida de dificuldades e um país à pobreza eterna. Isto parece exagero, mas aquilo que o ministério da educação faz é exactamente isso.

Pois bem, este ano encontra-se na prova do 2º ciclo (6º ano) a seguinte questão para, imagino, que o ministério da educação avalie se os alunos do 2º ciclo sabem fazer contas com fracções a partir de um boneco.(clicar para aumentar)

Dir-me-á alguém mais atento que tudo isto lhe parece demasiado fácil para um(a) marmanjo que anda no 2º ano, já com barba quase a crescer ou soutien de copa C. E é!

A ministra Maria de Lurdes pode sempre alegar que os técnicos (esses génios da ciência moderna conhecidos por revogar a lei de Lavoisier nos exames portugueses) acham que esta é a melhor forma de aferir os conhecimentos e que é completamente falso que se diga que o ministério anda à procura de bons resultados e não de educar quem quer que seja.

Mas, sejamos um pouco mais inquisidores e vejamos a prova de aferição do 1º ciclo em 2007 (4ª classe) que o camarada leitor poderá ver a questão 5 que aqui fica (clicar para ampliar).

Pois é, o mesmo problema, com algumas variações, servia em 2007 para aferir dos conhecimentos dos alunos do 1º ciclo, não do 2º ciclo.

Assim, este ano só se pedia nesta parte que os alunos do antigo 2º ano tivessem conhecimentos ao nível da 4ª classe.

O facto é que assim se demonstra que os serviços da ministra Maria de Lurdes andam a facilitar ostensivamente nas provas de matemática para que aquela venha encher a boca com números que não correspondem à realidade do conhecimento dos miúdos.

Num blog sério, que não é claramente o caso deste, estaría aqui a pedir a demissão da ministra que, como todos sabem, equivale a sair do ministério para um canto qualquer bem pago onde passará o resto da sua pequenina vida profissional.

Como não tenho, mesmo um blog sério, quero "a pele" da Srª! Quero que seja condenada a uma vida de doméstica, com um lenço na cabeça a lavar chão de joelhos!

2 comentários:

Anónimo disse...

gosto de ler o seu blog, quanto mais não seja porque é adepto de um grande clube, e normalmente até costumo concordar com as suas convicções. mas hoje ao ler este post deparei-me com uma grande injustiça da sua parte.ao dizer que este exercicio faz parte da matéria do 1º ciclo e que não deveria estar num exame do 2º ciclo acho que está induzido em erro, pois eu tenho o meu irmão que anda no 2º ciclo e esta matéria deu-a no 5º ano, portanto se o exame que ele fez é do 2º ciclo então esse exercício está a ser correctamente avaliado.
não quero que pensem que estou a defender seja quem for, até porque tenho um ligeiro ódio e essa gente, mas ás vezes a raiva é tanta que nos pode levar a ver certas situações com a devida clareza, e tudo o que é injusto também não é correcto.
saudações leoninas e continua a fazer o bom trabalho que tens feito neste blog

JPG disse...

Na matemática (como em outras disciplinas), os mesmos conteúdos vão sendo leccionados ao longo de vários anos. Claro que o grau de profundidade vai aumentando. Por exemplo: as funções iniciam-se no 3º ciclo e prosseguem até à faculdade.

Quanto aos conteúdos em causa, posso assegurar que são leccionados no 1º ciclo, sendo posteriormente aprofundados no 2º e fazendo ainda parte do 3º ciclo (7º ano para ser mais específico).

O que está em causa não é qual o momento certo para os avaliar, mas o falsear resultados melhorando-os através de um facilitismo que atira poeira para os olhos de quem naturalmente não é forçado a saber sobre estes assuntos.

Como curiosidade, aconselho a ler um comunicado da Associaçao Portuguesa de Professores de Matemática sobre estas provas.

Obrigado pelos elogios ao Blog e espero continuar a merecer a sua visita.

Saudações leoninas!