A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





25 junho 2008

Racismo? Não! Piadismo? Sim!

Ontem os "meus" rapazolas desafiaram-me para uma jogatana de footvolley (campo e rede de volley mas não se pode utilizar as mãos) onde as regras, o espaço para a prática e a arbitragem, claramente me queriam dizer que eu não ganharia por nãos lhes querer ainda revelar quem passaria de ano e quem reprovaria.

Como não funcionou exactamente como eles pretendiam (consegui dividi-los), no final havia desentendimento entre eles e não me chatearam por praticamente ter perdido os jogos todos. Assim, resolveram recorrer ao velho futebol.

Mostrei-me renitente mas a "coisa" já estava mais ou menos preparada pelos mais velhos...

"Stôr, vais ser brancos contra pretos."

Não achei a ideia muito pedagógica mas, como partiu deles e sei que o racismo não existe naquelas cabeças (valha-nos isso), vi ali uma forma de (empatando o jogo), provar que somos todos (brancos ou negros ou mesmo pretos) igualmente bons (ou maus), consoante o ponto de vista.

Preparamo-nos para começar e 2 pormenores deliciosos:

1 - Um artista de 11 pequenos anitos, quando se dirigia para o meio campo (início da partida), perguntava-me: "stôr", eu jogo por quem? Claro que em alguns casos a pergunta seria pertinente mas, no caso dele... foi a gargalhada geral.

2 - Um outro pequeno que pela falta de jeito e de corpo nunca é "convocado" para estes eventos (mas desta vez foi, ou não estivesse tudo combinado...), pergunta-me uma dúzia de vezes (inclusivamente já com o jogo a decorrer) se podia ser o capitão de equipa. Adorei o preciosismo e com uma erva mais dura a fazer de braçadeira, lá se entreteve a olhar para o braço e a correr de um lado para o outro, raramente tocando na bola.


Nota: a foto foi tirada no museu do brinquedo em Sintra, no Sábado dia 14. Carreguem sobre ela e reparem no pormenor dos passageiros do carro (Mussolini e Hitler)



2 comentários:

o que me vier à real gana disse...

JPG, brilhante crónica... bem melhor do que as que lemos na "Bola". Já as do "Record"...

JPG disse...

Obrigadinho. Pelo menos esta crónica não tenta vender jogadores...