A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





26 dezembro 2008

PERSONALIDADE DO ANO 2008

Você é a personalidade do ano 2008!
Sim, você. Porquê?
A resposta está dentro da sua carteira. A sério, procure bem, está escrita num rectângulo verde de oito centímetros e meio de largura, arrumado perto do cartão de crédito e junto da carta de condução. Tem um chip e no topo diz "Direcção Geral dos Impostos".
Você, caro leitor, caro eleitor, caro devedor, é muito importante para o País, que não o trata como um mero algarismo: trata-o como nove algarismos. A resposta é o seu número de contribuinte.
Você, caro pagador de impostos, é a personalidade do ano 2008. Ninguém lhe perguntou nada, mas você deu tudo. Você está a salvar a economia, os bancos, as empresas, grandes, pequenas, micros e médias, tradicionais, multinacionais, electrónica, minas, automóvel.
O que lhe dizem aqueles que lhe governam o dinheiro é que você se está a salvar a si mesmo. Não pode haver melhores intenções.
Você, caro contribuinte, comprou um banco falido, o Banco Português de Negócios. Você, caro contribuinte, salvou da bancarrota o Banco Privado Português. Você disse a todos os bancos privados que, se também precisarem, comprará partes do seu capital, participando nas injecções de dinheiro de que necessitem para vencer a crise financeira.
Mas você fez ainda mais pelo sistema financeiro: mesmo depois de temer pelo dinheiro que tinha depositado, você disse que está disponível para servir de fiador, dando garantias para que os bancos se possam endividar, todos os bancos, incluindo o seu, a Caixa Geral de Depósitos, que aliás já utilizou a garantia: se o seu banco não conseguir pagar a dívida de 1,2 mil milhões contraída, paga-a você.

8 comentários:

Anónimo disse...

Personalidade do ano 2008 sou eu que desconto todos os meses para o IRS e Segurança Social e tenho que pagar 29.70 € de ter dado entrada nas urgências dos Covões e de me terem feito umas análises ao sangue!!!

Unknown disse...

Os bons pagantes pagam e não bufam.É a vida.

JPG disse...

Somos uns porreiros...

Anónimo disse...

Amigo JALG, espero que pelo menos por esse preço te tenham dado uma refeição decente e quente, e que tenhas tido atendimento em tempo "justo".... afinal pagamos apenas para ser bem atendidos com todos os luxos, pelo menos a avaliar pelo preço...

As tuas melhoras

Anónimo disse...

Amigo jalg, já arranjei sitio para o repasto, mais barato do que pagaste no hospital, e não se consegue comer tudo.

Anónimo disse...

Terei que falar novamente sobre este assunto porque ainda não recebi a conta dos cinco dias de internamento. Isto pode parecer piada (ainda que de mau gosto) mas estou mesmo revoltado com esta situação. Não percebo para que servem os descontos, não é justo que só sejam utilizados para as reformas dos mais velhos e para nós que descontamos parece que não temos direitos. Onde fica a protecção social no meio disto tudo?

Amigo AJS, quanto ao comer todos sabem que nem vale a pena falar...

Amigo Leão de Leiria, no dia em que saí do Hospital se calhar nem essa quantidade de comida chegava...

Anónimo disse...

Amigo jalg, se precisares pede ao Sr. Sócrates um subsidiozinho, porque ele também emprestou aos banqueiros e eles necessitavam menos que tu. Um abraço.

Anónimo disse...

Amigo JALG, se tu fosses funcionário do Estado, podias candidatar-te àquela nova linha de crédito.... mas que diabo te deu na cabeça para seres funcionário privado.