A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





21 janeiro 2009

Os Filhos Chulos

«Ainda bem que a União Europeia foi estudar em que países, segundo os pais, os filhos são mais felizes. Regra geral, é nos países mais ricos que os pais acham que os filhos estão melhor. Nos pobres, é o oposto. Faz sentido.


Excepto em Portugal. Aqui, apesar da pobreza, achamos que os nossos filhos são felizes. Fazem o que querem e é raro ficarem tristes ou em casa: são rebentos que rebentam de tanto frutificar. Estão no Paraíso. Com uma excepção: a escola. Essa cabresta. Aí, acham os paizinhos, não estão nada bem. É que puxam muito por eles.

Insistem que estudem. Não compreendem que só se é novo uma vez. Como contou Catarina Gomes no PÚBLICO de sábado: "Inquiridos sobre o bem-estar dos filhos na escola [as respostas dos] pais portugueses estiveram muito abaixo da média europeia."Ainda bem que os filhos portugueses foram denunciados. São a esponja da nação. Absorvem toda a riqueza nacional. Sugam-na até ao tutano. Desde crianças que são mais bem vestidas do que os pais. Não largam o ninho antes dos 30. E, mesmo assim, só com aliciantes. Ser filho é a grande profissão nacional. Não trabalham; não estudam; não dão satisfações. Não pagam renda; não deixam gorjetas; não gastam senão o essencial. São bilionários do egoísmo e do bel-prazer.É a condição dos pais que arrasta Portugal para a pobreza, pela miséria que resta do financiamento da filharada. Ao menos que saibam que valeu a pena e que não há na Europa filhotes mais felizes. Ao menos isso.»

Miguel Esteves Cardoso (Público)

3 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Miguel Cardoso fala mas viveu sempre à sombra do pai, que era Oficial da marinha, vem agora com de moralismos....
Eu tenho idade inferior a 30 anos trabalho à 4 e pago os meus impostos, qual é a diferença?só porque vivo em casa dos meus pais, sou a esponja da nação?
E o ordenados milionário dos gestores portugueses e ainda por cima não pagam impostos, e a classe politica (Governo) que para ajudar à vergonha que são até tem imunidade jurídica...
Afinal quem são os chulos?
Já agora gostava saber se o Sr. Miguel Cardoso paga os impostos na integra dos livros que vende....
Corradi

JPG disse...

Não faço ideia de o MEC "mamou" ou ainda "mama" às custas dos pais, no entanto, com o devido exagero, é um retrato que assenta muito bem à nossa sociedade (principalmente mais cosmopolita), embora obviamente não se possa generalizar.

Anónimo disse...

JPG tens de concordar que à uma grande dose de exagero da parte desse senhor....
Se analisar-mos de uma forma mais geral, esse acontecimento social deve-se ao desenvolvimento da própria sociedade..
sem pensar muito inúmero uma serie de coisas desse próprio desenvolvimento como por ex: a independência das mulheres na sociedade, engravidarem mais tarde, as pessoas apostarem na formação e estudos académicos a valorizarem mais a vida profissional do que a pessoal etc. etc.....nós já não vivemos no século passados onde os miúdos com 10 anos tinham que ajudarem os pais no campo....a isto chama-se desenvolvimento social e cultural (de uma forma muito generalista)
corradi