A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





15 janeiro 2009

Pontos em comum...







Tinham-lhe falado de um rapazinho jeitoso, da Sanjoanense. As informações eram boas, e Aurélio Pereira foi vê-lo. Maravilhado, não perdeu tempo. Ainda o tal rapaz estava... no chuveiro, já o olheiro leonino lhe aparecia à frente a convidá-lo para o clube de Alvalade. Para chegar primeiro, para se antecipar à concorrência. O rapaz era Litos, um dos vários talentos que Aurélio Pereira achou, antes e depois de um departamento que fez 20 anos o ano passado.

De outros jovens, porém, nem informações tinha. Tinha era intuição. Como quando reparou no miúdo de oito anos que usava uma cédula alheia para participar num torneio de maiores de dez, num torneio organizado pelo próprio clube leonino. Esse miúdo chamava-se Paulo Futre. Ou quando achou Cadete por ter visto, num café de Benavente, um cartaz que anunciava o jogo da equipa da terra contra a Académica de Santarém, em iniciados.

Aos 14 anos, tinha ido ele próprio, mais quatro amigos, às captações do Sporting - numa fila que ia da porta 10-A até à 15-A -, mas o seccionista fez a escolha pelo tamanho. Ficavam os grandes, os pequenos, mesmo habilidosos, iam para casa. Foi aí que Aurélio Pereira, por acaso o único escolhido, ganhou o gosto pela detecção de talentos. E também foi aí que definiu uma regra, um critério: todos seriam vistos a jogar. Altos ou baixos. Magros ou gordos, que estes, se for preciso, emagrecem.

Há 20 anos, porém, ainda ficou a pensar um dia inteiro, na tipografia onde trabalhava, a pensar se aceitava o desafio de descobrir novos talentos para o "seu" Sporting. Aceitou. Só tinha uma sala e um ajudante, mas também... imaginação. Lembrou-se de fazer uma carta ao todos os sócios, pedindo-lhes informações sobre potenciais craques das suas zonas. Nem uma semana depois, milhares de respostas. Foi assim que soube de Nuno Assis.

Hoje, o Sporting é um viveiro de renome. Cá dentro e lá fora. E se é certo que as condições são agora de topo, a explicação não é (só) a Academia. É, antes de mais, a perspicácia do homem que nem duvidou, quando lhe interromperam um almoço de família, na Pampilhosa da Serra, para falar de Rui Patrício, ou que ficou atento a Luís Boa Morte mesmo depois de este ter sido dispensado por ser franzino. Afinal, para Aurélio Pereira o talento não se julga pelo tamanho.

Obrigado Aurélio, também pela simpatia e pela humildade!

Relembro um Convívio do Núcleo Sportinguista do Mondego, onde foi ao palco fazer o discurso de agradecimento e pediu uma salva de palmas para dois jovens da Academia que tinham vindo com ele.

Explicou que provavelmente nunca iríamos ouvir falar deles, mas, caso viessem a ter futuro e a andar nos seus Porches, exigia que eles se lembrassem dos sportinguistas que ali lhe batiam palmas, ainda que nunca os tivesse visto jogar, apenas por serem do Sporting.

Foi uma lição para os miúdos mas também para todos os presentes.

Memórias de um descobridor...

20 Anos, 20 Nomes

"EMÍLIO PEIXE"Veio cá treinar, era do Nazarenos. Agressivo, determinado, inteligente. Um jogador completo.

"PAULO TORRES"Veio do Sport Lisboa e Évora. Era médio-ala e troquei-o com o Paulo Pilar. Era um rapaz fortíssimo.

"LUÍS FIGO"Chegou do Pastilhas, como toda a gente sabe. Franzino, mas com uma capacidade técnica fantástica.

"BOA MORTE"Era do Arrentela. Esteve cá nos infantis, saiu, por ser pequeno. Cresceu e voltou. Acreditou sempre.

"MARCO CANEIRA"Foi o pai que o trouxe. Assumiu-se imediatamente, mostrou logo uma grande capacidade de entrega.

"NUNO ASSIS"Descobrimo-lo no Lousanense, já ele era júnior. Impressionou pela resistência, pelo colar do jogo.

"DANI"Era um jogador extraordinário. Vi-o na praia, em Tróia, tinha ele sete anos. Podia ter sido fantástico.

"BETO"Fomos buscá-lo ao Cultural da Pontinha. Era ponta-de-lança, espigadote. Deu um belo central.

"SIMÃO SABROSA"Jogava no Diogo Cão. Falaram-me dele e mandei vê-lo. Disseram-me logo que era terrível, veloz.

"NUNO VALENTE"Veio do Olivais Sul, mas saiu, por ser magro. Foi para o Vitória da Picheleira, cresceu e voltou para cá.

"RICARDO QUARESMA"Pedi a um olheiro para ir ver o irmão dele, ao Domingos Sávio, e ele reparou no Ricardo, o 'Ratazana'.

"CARLOS MARTINS"Era do Tourizense, um sócio indicou-o. Veio nos infantis, ainda voltou a casa, mas recuperámo-lo. Tem potencial.

"HUGO VIANA"Jogava no Gil Vicente. E, na selecção de Braga, fazia dupla, no meio-campo, com o Custódio.

"CRISTIANO RONALDO"Veio do Nacional. Impressionou-me a personalidade. Os que vinham das ilhas queriam logo ir embora. Ele não.

"JOÃO MOUTINHO"Fui treinador do pai dele. Jogava no Portimonense. Era pequeno, mas já impunha o seu futebol.

"MIGUEL VELOSO"Estava num jogo do Fofó, contra o Pontinha, quando vi um miúdo forte, mas de intuição fantástica.

"YANNICK DJALÓ"Houve a indicação, estava ele no Estação, da Covilhã. Veio cá treinar, deu três piques e convenceu, claro.

"BRUNO PEREIRINHA"Era do Belenenses. Andávamos de olho nele desde os oito anos. Conversei com o pai e lá consegui trazê-lo.

"RUI PATRÍCIO"Era avançado, do Marrazes, e um colaborador foi ver o primeiro jogo dele a guarda-redes. Ligou-me logo.

"ADRIEN SILVA"Os pais vieram de França e ele jogava no Paçô, junto a Valdevez. Foi sugerido e provou ser um talento."

5 comentários:

Anónimo disse...

palavras para que ! simplesmente é um grande orgulho ser do sporting

Anónimo disse...

É assim mesmo "anónimo", o CR7 também tem esse orgulho, a julgar pelo agradecimento que fez ao sporting aquando da entrega do prémio!! Ele lembrou-se desse grande clube...

Anónimo disse...

E o Figo que festejou o golo do Inter de Milão contra o SCP!

JPG disse...

Pensava que admirariam o olheiro que tanto tem feito pelo Sporting, mas também pelo futebol português e não estranhassem os jogadores honrarem e serem profissionais ao ponto de marcarem e festejarem golos das suas equipas, ainda que contra o seu clube do coração.

Talvez por isso, pelo profissionalismo e pelo amor à profissão eles tenham sido distinguidos como melhores do Mundo,enquanto nós, ou outros, contentamo-nos com uns "postezecos" ou uns "comentariozecos", num "bloguezeco".

A propósito achei deliciosos alguns pormenores dos "craques" ainda em miniatura, mas esses também não foram alvo de comentário. Mas quem é que olhando para o post anterior "Ainda a guerra...", pode criticar o que quer que seja???

Abraço!

Anónimo disse...

Não sejas assim. É óbvio que o Homem merece todos os elogios e o SCP tem muita sorte em o ter nos seus quadros. Gostei do "post" porque tem pormenores que eu não fazia ideia.

Quanto ao Figo, não o defendas...