A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





17 fevereiro 2009

Desabafo

«Pessoas mesquinhas conversam sobre outras pessoas, pessoas comuns conversam sobre coisas e pessoas inteligentes conversam sobre ideias.»
Estranhamente quando trago assuntos como o Choupal, a Cidade Muralhada, as obras de Darwin, António Gedeão, entre tantos outros, registam-se poucos comentários (ou pelo menos sobre os temas das postagens...).
Em contrapartida, mal há uma oportunidade, ainda que por vezes apenas seja criada em algumas mentes, os comentários surgem em catadupa, logo que seja para atacar ou defender alguém.
Embora não queira tornar o Enclavado elitista, vamos tentar manter elevação nos comentários, evitando referências pessoais. Até porque somos todos crescidinhos, inteligentes e pelo que me apercebo, gostamos deste espaço, tal como ele é.

Impedir os comentários ou limitá-los a quem se identifica, poupava alguns dissabores mas cerceava a democracia que ao longo de 40 meses por aqui foi reinando.

Quanto a pensar que o Enclavado pode servir para fazer comichão a algumas pessoas, de rampa de lançamento, ou outro qualquer propósito camuflado... Sou obrigado a parafrasear um actor da nossa praça: "são campanhas negras, cabalas, urdiduras,... contra mim"!

Afinal, se alguém sempre assumiu o que pensa e continua a fazê-lo, dificilmente usaria um Blog (onde o acesso é livre e o autor está identificado) para disfarçar alguma intenção.

Nota 1: É importante distinguir ataques pessoais e gratuitos, de críticas concretas a quem nos (des)governa e directamente nos afecta o nível e por consequência a qualidade de vida.
Nota 2: Se o Paulo Bento colocar em campo o Rochemback contra os "Bormelhos" e ele jogar o que costuma (nada), vale "desancar" no risco ao meio.

16 comentários:

Anónimo disse...

Achas tú que era preciso dares-les satisfações, do que os colaborantes,deste blog aqui deixam exposto?não é um espaço liberal?Não se lutou muito tempo por um país democrático?Não se está a tempo de nos deixar-mosde medos por causa da etiqueta?Há uns dias lia-se algo assim,aqui no blog,morra o homem e fique fama,certo?sabes o que quer dizer?Que somos livres mesmo tentando calar-nos,não deixes que te intimidem ao ponto de ficares com medo de alguns(amigos)se degladeiem,ao ponto de se sugeitarem a comentários que mesmo anónimos trazem nome e ainda bem porque estamos por enquanto num país livre.saude amigo e força.

Anónimo disse...

deixo aqui como mérito,porque o há, um louvor à nossa junta de freguesia ,no caso do aviso para o não uso de poluentes na nossa fonte dos castanheiros,agora só gostava de ver um post escrito, em letra bem grande, porque há pessoas que por vezes não querem ver o que dá algum trabalho,que os garrafões são para vazar o ar e depois de enrolados é que são postos no caixote do lixo,para não encher tão depressa,e já de agora cá fora talvez desse geito haver um recipiente para os mesmos irem para a reciclagem de que tanto se fala,!!!! acreditando que uma boa ideia é sempre bem vinda, subscrevo-me atenciosamente,------um utente da fonte.

Anónimo disse...

Para o comentador anterior lembro o contentor (embalagens) que se encontra junto aos contentores para lixo normal pelo menos hà 4 anos.Sou frequentador assíduo deste espaço e coloco muitas vezes os garrafões danificados não no contentor junto à bica, mas sim no "embalão", penso que é assim que se denomina.
Saudações Taveirenses.

JPG disse...

Ora aqui estão bons exemplos de cidadania!

Os espaços, virtuais ou reais serão sempre o que deles quisermos fazer.

A Fonte dos Castanheiros é um bem que só será devidamente valorizado, quando deixar de poder ser utilizado (esperamos que tal nunca venha a acontecer...)

Os garrafões, bem como outras embalagens, se forem espalmados ocupam menos volume, facilitando o transporte, permitindo acumular muito mais material.

Saudações Taveirenses (afinal, tenho "dupla nacionalidade"...

Anónimo disse...

Já que estamos numa de falar de caixote do lixo, reparei já a alguns dias atrás que a nossa Junta ou a Ersuc andou a distribuir mais caixote do lixo pelas ruas da freguesia, gostaria de felicitar o responsável por isso.
Mas também gostava de dizer ao responsável que há locais onde não se devém meter caixotes do lixo, como passeios, onde passam pessoas e em frente a passadeiras.
Corradi

Anónimo disse...

exm.srs da junta é preferivel,mesmo em cima dos passeios do que não os haver.honrra e proveito não cabem dentro do peito.

Anónimo disse...

Venho aqui reclamar mais apoio para os veteranos do Ribeirense. Foram jogadores nascidos em Ribeira de Frades que deram muito pelo nosso clube e se encontram desamparados. Pelo que sei, não jogam no campo do Ribeirense porque a Direcção do clube lhes quer levar dinheiro pelo aluguer (perto de 90 €) e mesmo quanto ao autocarro penso que existem problemas. É pena, porque levam o nome da nossa terra bem longe.

Anónimo disse...

Sou um veterano do Ribeirense e desdes já quero aqui separar as águas:agradecer o apoio inquestionável que a Junta de Freguesia nos tem proporcionado desde longa data, quer em termos de equipamentos, quer também em resolver situações por vezes de emergência com o transporte, que nos tem sempre assegurado, sempre que para o efeito foi solicitado.
Sobre o Ribeirense penso que não é correcta a informação, porque a proposta apresentada pela direcção dos veteranos ao Ribeirense foi de 45 euros, que já inclui marcação de campo, banhos, etc... e isto porque nenhum deles quer pagar 1 euro/mês e tornar-se sócio do Ribeirense. Saudações Ribeirenses.

Anónimo disse...

isso é mentira, porque todos os veteranos,pagam 5 euros para a coleta menssalmente e não é 1 euro que dá-va chatisse.O problema são as pessoas e o lucro face ao assunto .E quanto ao amôr à camisola,penso que os veteranos já deram mostra dos homens que são, e o que deviam fazer era pôrem lá uma botija de gaz 2 sacos de cal braços há que chegue e agarrar por um braço ao(dono)e arrumar o assunto.DIGO EU?

Anónimo disse...

Já que voçês têm aqui estado a dar sugestões para a fregueisa, penso que deveria ser construido um parque infantil moderno, equipado com materiais modernos e seguros para que as nossas crianças possam brincar em segurança. A unica coisa parecida que existe é na Fonte dos Castanheiros e está uma lástima.

Porque não construir um no meu santiago ou na Orvieira para decentralizar os investimentos?

JPG disse...

Um dos equipamentos públicos que mais falta fará, será precisamente um parque infantil.

Penso eu de que...

Anónimo disse...

Tenho em minha casa guardado o 1º manifesto,do sr Álvaro simões torres, ainda hoje estão por fazer após32 anos,as casas de banho,no rossio,e a capela mortuária,tão prometida.

Anónimo disse...

O anónimo das 19:18 não compreendeu ou não leu com atenção, o comentário anterior. O que está em causa é o pagamento de um euro/mês, tornar-se sócio do Ribeirense e depois os Veteranos podem utilizar o Campo de Jogos gratuitamente. Esta situação não é consensual entre o grupo de veteranos, mas também lhe digo que não entendo porquê. Quanto ao restante do seu comentário, penso que a situação não se resolverá nunca dessa maneira e como devem vir aí eleições, porque não aparecer pessoal capaz de gerir o Ribeirense noutros moldes? Fico à espera para ver? Falar num Blog (que tem o seu valor)é fácil!!!Saudações Ribeirenses

Anónimo disse...

Faz falta na Ribeira de Frades um laboratório de análises clinicas para que principalmente os mais velhos não sejem obrigados a ir a Taveiro ou a Coimbra. As casas de banho no rossio também eram benvindas.

Anónimo disse...

e a capela mortuaria nas proximas eleições volta a ser prometida.

Anónimo disse...

Claro que concordo com o comentário das 20:12, quando faz referência à falta de um Laboratório de Análises Clinicas, agora sobre as casas de banho no Rossio tenho as minhas dúvidas e sabe porquê?. Durante o período das Festas de N.ª Sr.ª da Nazaré, são colocados WC móveis no recinto e o que se vê é o pessoal a urinar pelos cantos, além de que ainda hoje observei alguém a sair de um dos cafés e urinou junto ao ecoponto.
Já agora aproveito para comentar que se a casa ou capela mortuária não está já edificada, deve inquirir junto do Sr. Padre Coelho o porquê de demorar tanto tempo a aprovação do projecto de loteamento da Fábrica da Igreja ou como lhe queiram chamar, junto à rua 15 de Agosto e que contemplará um lote para Casa ou Capela Mortuária.Saudações Ribeirenses.