A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





24 março 2009

Curso CEF, e agora???

Quando se inscreveram, há 2 anos, nos Cursos de Educação e Formação (CEF), os cerca de 50 mil alunos afirmam que receberam a garantia de que teriam as mesmas condições que os estudantes dos cursos regulares para fazerem o exame nacional de acesso à universidade.
O problema é que os alunos do CEF descobriram que as matérias que dão, nada têm nada a ver com o exame nacional.(...)
No entanto, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, desvaloriza.
Deste modo, as alternativas para estes alunos são arriscar fazer um exame com matérias que nunca leccionaram ou regressar ao 11º ano.
Mas estes alunos não precisam dar cabo dos neurónios com este tema, é só esperar pelos 23 anos e utilizar a versão simplex dos antigos exames «ad-hoc».
A entrada no ensino superior é praticamente assegurada.
Depois, com um pouco de calma (apenas isso), decerto irão concluir uma engenharia...

4 comentários:

Anónimo disse...

Versão simplex dos antigos exames ad-hoc??
Segundo sei os antigos exames eram bem complicados. Mas já não digo nada, desde que vi o programa das novas oportunidades de equivalência ao 12º, já acredito em tudo.

JPG disse...

Versão simplex dos antigos exames ad-hoc, significa que esses tinham um grau de exigência muito maior que os actuais testes (se é que lhe podemos chamar isso...)

Anónimo disse...

Ando nas novas, oportunidades,e estou completamnte a leste do que irá aparecer no rvcc para o 12º ano, sr conrradi, pode exprimir-se melhor? é que diz o que disse por achar fácil? ouvice-versa?é que o 9º não foi difícil.

Anónimo disse...

O achar fácil, para mim é relativo..
Eu acho, é que comparativamente ao 12º curricular, é demasiado acessível.
Sou da opinião que as pessoas devem ser certificadas, mas nem 8 nem 80.
Mas é só a minha opinião