A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





29 agosto 2009

Mozart foi grande

Com os olhos fechados, até dá para voarmos...

4 comentários:

Unknown disse...

Quando se acaba de ouvir um trecho de Mozart, o silêncio que se lhe segue ainda é dele .

Abraço

Vycent disse...

Wolfgang Amadeus Mozart (nome reduzido)
27/01/1756 – 5/12/1791)

Foi um compositor prolífico e influente do período clássico, autor de mais de 600 obras - muitas tidas como referências da música sinfónica, concertante, operática, coral, pianística e de câmara - e um dos compositores de música clássica mais populares de todos os tempos.

Mozart mostrou uma habilidade prodigiosa desde sua infância em Salzburgo. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza da Europa; aos dezessete anos foi contratado como músico da corte em Salzburgo. A sua inquietação fê-lo viajar em busca de um novo cargo, sempre criando.

Ao visitar Viena em 1781 foi afastado de seu cargo em Salzburgo, e optou por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira.

Os seus últimos anos na cidade produziram algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidas, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura foram assunto de diversas histórias e lendas; deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.

Mozart sempre aprendeu vorazmente com outros compositores, e desenvolveu uma maturidade e brilho característicos em seu estilo, que variam do claro e gracioso ao obscuro e apaixonado - um conjunto moldado por uma visão da humanidade "redimida através da arte, perdoada e reconciliada com a natureza e com o absoluto".

A sua influência em toda a música ocidental é profunda. Ludwig van Beethoven compôs suas primeiras obras seguindo os passos de Mozart, sobre quem Joseph Haydn escreveu que "a posteridade não verá um talento assim nos 100 anos seguintes".
adpt. da Wikipédia

(JPG se eu estiver a ser chato, avisa. Afinal o blog é teu; para ti e para os teus amigos. Quando o tema é boa música, também gosto de dar o meu "bitaite").

JPG disse...

Se tivéssemos dúvidas quanto à existência de um Criador, a genialidade dele dissipava-as.

Abraço.

JPG disse...

Chato? Toda a informação pode e deve passar por aqui.

Abraço.