A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





04 dezembro 2009

Falta de educação???

Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência defenderam que o aumento da violência escolar deve-se, em parte, a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para os professores.

'As crianças não encontram em casa a figura de autoridade', que é um elemento fundamental para o seu crescimento, disse o filósofo Fernando Savater.

No entanto, e quando os professores tentam exercer esse papel disciplinador, 'são os próprios pais e mães que não exerceram essa autoridade sobre os filhos que tentam exercê-la sobre os professores, confrontando-os', acusa o filósofo.

Daí que, mais do que reformas dos códigos legislativos ou das normas em vigor, é essencial envolver toda a sociedade, admitindo Savater que 'mais vale dar uma palmada, no momento certo do que permitir as situações que depois se criam'.

Como alternativa à palmada, o filósofo recomenda a supressão de privilégios e o alargamento dos deveres.
Há poucos dias assisti a uma palestra do Dr Eduardo Sá, em que defendeu a disciplina e a tal palmada dada na altura certa, como soluções fulcrais para a indisciplina que teima em aumentar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa atrde, Amigo,

Eu dava um grande filósofo...

Sebastião del Cano

JPG disse...

Pois é Amigo, graças a termos bons "filósofos" em casa, quando precisávamos de "carícias a alta velocidade", hoje somos considerados pessoas e ducadas e gostamos de educar os nossos.

Abraço!

P.S. Essa do Sebastião del Cano, já tem muitas luas...