A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





19 janeiro 2010

Clarificar posições

É pacífico considerar que nos últimos anos o FCP tem sido altamente beneficiado pelas arbitragens.
É evidente que pontualmente todas as equipas são beneficiadas (principalmente os 3 grandes).
É óbvio que esta época, temos assistido a duas alterações relativamente às últimas épocas:
1 - O FCP não está a ser tão ajudado como costuma (anulam-lhe um golo limpo em casa, tem 2 jogadores suspensos a aguardar aplicação de pena há mais de um mês e alguma comunicação social lembra-se de mostrar uma mão perto da bola, como se um cruzamento com aquela força e a trajectória que a mesma adquiriu na direcção da baliza fosse possível apenas com um murro e sem que ninguém se apercebesse) - golos com a mão sofre o Sporting com o Paços de Ferreira, que nos tirou um campeonato.

2 - O SLB tem sido bastantes vezes beneficiado pelas arbitragens.
Sem querer ser exaustivo, o David Luis dá porrada a torto e a direito, quase arranca as pernas a um jogador do Nacional, fez o que se pode ver ao Liedson, enfim, é apenas impetuoso...

Anulam um golo (provavelmente decisivo) ao Guimarães, que faz lembrar outro campeonato tirado ao Sporting (desta vez a favor dos "bormelhos", onde o cabeção toca no braço do Ricardo).

Apesar de não ter conseguido fotos mais esclarecedoras, as imagens televisivas não mostram qualquer falta sobre o guarda-redes, apenas dando a sensação que o defesa empurra o avançado.

Claro que poderei ser criticado por me estar a esquecer de benesses de outras épocas, onde marcam penalti a favor dos "bormelhos" quando a bola quase arranca a cabeça ao Estrela da Amadora, ou permitem que o "Nulo Gomes" levante a Taça da Liga após um penalti marcado no peito do Pedro Silva.
Concluindo, parece que há demasiada impunidade por um lado e muita vontade de marcar panalties a favor do SLB e em expulsar os adversários (não quero dizer que muitos/as não sejam justas), até porque quando uma equipa tem grande caudal ofensivo, é natural que os adversários cometam faltas.
Mas se quando uma equipa joga mal, é facilmente prejudicada, pois todos dizem "isso não é desculpa, jogassem mais!", também poderíamos arranjar um ditado que fosse o inverso de (quando um cão é mau, todos lhe atiram pedras".

11 comentários:

JALG disse...

Olha lá JPG, nós sabemos que não estás nada preocupado com o FCP. A razão desta situação é só uma: o SLB tem um treinador competente como não tinha há muitos anos, tem um bom plantel e corre o risco de ser campeão. Esse é o grande problema, todos os jogos são testes para avaliar a capacidade do SLB (bla bla bla) e os outros grandes lá vêm a 6 e a 12. Não é isso?

JPG disse...

Nada mais certo. Não estou NADA preocupado com o FCP, mas o tratamento que está a ter este ano, apenas corrobora a minha tese de colo.

Não estamos a discutir a competência do treinador nem a qualidade do jogo, mas não queiras que isso justifique o facto de a maior parte dos "bormelhos" não admitir que são demasiadas ajudas ou inúmeras coincidências.

Ainda assim, em termos desportivos, o meu problema é a época de transferências estar a terminar e o Sporting continuar com Pedro Silva, André Marques e mais alguns artistas que nem à Quarta-feira o Vicente os escolheria.

JALG disse...

Coitado do Vicente, também não tem muito por onde escolher! Só uma coisa, não defendas, ou pelo menos não carregues as dores, desse clube que foi condenado na justiça desportiva por corrupção (tu até foste ver o filme "Eu Carolina"), que perdeu 6 pontos na sequência dessa condenação e não recorreu, cujo Presidente esteve suspenso durante 2 anos por corrupção, que recebeu árbitros em casa antes dos jogos, distribuia fruta e chocolate aos árbitros, ofereceu viagens de férias aos mesmos, etc etc etc.

E eu também ainda me lembro do ano que o SCP foi campeão e o Jardel marcou 42 golos, e havia pelo menos um penalti a favor do SCP em cada jogo. Quem não se lembra dos mergulhos do JVP!

Vitor Guerra disse...

Quando um gajo é mau, até os cães lhe atiram pedras!

Unknown disse...

E eu ainda me lembro como o Slb ganhou o último campeonato.Bem investigado, dava pano para mangas.Já agora tirem-me lá uma dúvida. Quantos penaltis houve a favor do slb, no tal campeonato do Jardel?

Abraço.

Álvaro disse...

Realmente o último campeonato ganho pelo SLB foi algo de estranho, mas penso que esta estranheza se estende ao resto do campeonato. Se a minha memória não me falha, o raio dessa época foi algo do outro mundo...

Quanto ao que se passa, eu adorava ver isto tudo bem investigado, desse para onde desse. Se o meu clube é criminoso? Então que o mandem para a 3ª! Mas quero provas.

O futebol português cada vez menos me atrai. Já é raro ver jogos mas não deixo de ver a ESPN Classic ;)

farturas disse...

DEIXEM PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL

Nuno Magalhães disse...

Ai tanta AZIA!!!!!

Anónimo disse...

1. Época 2001/2002: Sporting 17 penaltys a favor; Benfica 5 (cinco). 12 Foi a diferença de penaltys entre o Benfica e o Sporting, não o número de penaltys a favor do Benfica (numa época em que o Benfica foi descaradamente roubado em vários jogos)

Anónimo disse...

Quem não se lembra dos mergulhos do JVP!

------------------------

Claro e bem claro mas, CLARO também que os aprendeu na escola do Orelhas,
onde se via de tudo da parte dele nos jogos que efectuava quando estava nos bromelhos.

Cambalhotas, saltos para a Piscina, voos para a relva, simulações de faltas etc., etc.

Quem não se lembra disto nesse tempo? Já vinha com o vício no corpo por isso não era de estranhar.

--------------------

DEIXEM PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Se a fartura é grande neste momento, quem é que a está a alimentar?

Estranho né?

Este país é uma maravilha, já o dizia a minha avó:

Meu neto, quando fores grande, até o céu será todo bromelho.

Que ganda cabeça avó, e a cor dos anjinhos qual é?

Essa é invisível porque o que se vê não se aplica assim como a realidade é uma grande mentira.

Muito bem vóvó, vou nessa.

O Mergulho

Anónimo disse...

1. Época 2001/2002: Sporting 17 penaltys a favor; Benfica 5 (cinco). 12 Foi a diferença de penaltys entre o Benfica e o Sporting, não o número de penaltys a favor do Benfica (numa época em que o Benfica foi descaradamente roubado em vários jogos)

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Cuidado, o LUCÍLIO LADRÃO anda por aí de novo.

PénaTaça.