A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





20 março 2010

Há mais de 30 anos, colocava uma nota na minha árvore de Natal

Ontem (talvez por não ter pai ou avôs ainda vivos), fui visitar um tio-avô.

Um castiço que mantém a lucidez e me aviva as memórias com expressões que são uma delícia.

O que vi:
- uma dúzia de idosos
- algumas muletas, várias bengalas e um andarilho
- muitos óculos
- poucos dentes
- muita roupa escura
- olhares vagos
- pensamentos distantes

O que retive:
- o sorriso dele ao rever um rosto amigo
- o humor quando lhe lembrei algumas "passagens"
- a alegria de fintar as funcionárias e comer as amendoas que lá deixei, sem que vissem
- a preocupação em chegar à casa de banho antes que seja tarde
- a mão quente que me apertou ao despedir-me

O que me marcou:
- uma funcionária (não sei se enfermeira ou auxiliar...), a amparar um idoso pelo braço mas com fones nos ouvidos e a fazer balões com a pastilha elástica
- o dia cinzento que parecia feito à medida de quem muito trabalhou e merecia contemplar paisagens mais alegres
- a higiene de todo o espaço (incluindo o envolvente)
O que dificilmente esquecerei:
- um casal com roupa de cores um pouco mais vivas, com um cobertor sobre as pernas.
Ele, com óculos à frente de olhos vivaços e atentos.
Ela, com o característico hábito de estar sempre a mastigar, embora sem ter nada na boca (como se estivesse a comer tremoços), exibindo aqui e ali uma "cavaca" no maxilar inferior, que teimou em resistir aos anos.
Ambos, sempre, mas sempre de mãos dadas. Com algumas artroses visíveis sem raio-x, alguns tremores indisfarçáveis, mas havia ali algo mágico - Paixão? Amor? Pena? Amparo? O que importa?

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástica a tua visita (eu confesso k não tenho grande estaleca para isso) e Espectacular a descrição feita (digna de registo numa notícia de rádio ou de jornal)

Abraço
Mano

Unknown disse...

Texto fantástico,parabéns.Abraço.