A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





25 agosto 2010

Parabéns Rui, por mais um aniversário

Acima de tudo, continua com a tua alegria contagiante!

Muitos de nós talvez tenhamos mais motivos para andar felizes e nem sempre conseguimos deixar o mau humor e mau feitio de lado.

Ficam duas pequenas actuações do nosso aniversariante...

12 comentários:

Anónimo disse...

Ó pá realmente nota~se que és amigo do navigo, mas com tanta pessoa na Ribeira, algumas até com qualidades a realçar, não seria possivel investigares nas tuas tascadas, e realçares alguns desses feitos??????????????????????????

Ultimamente, é o penacho das viagens, é as ribeirices do navigo, é as bacoradas dos bormelhos.
E depois queres que votem em coisas do desdem.

JPG disse...

Se todos gostassem de amarelo, não era preciso haver mais nenhuma cor.

Aceito sugestões de feitos de amigos (talvez te possa incluir, para "penachar").

Também poderia falar de acidentes na estrada ou incêndio, mas infelizmente esses são demasiado tristes.

Aparece (escreve) mais vezes, és bem-vindo!

Anónimo disse...

Blog sportinguista, bem, é uma escolha...; liberal, ok, a Constituição confere-nos direitos e a liberdade de expressão é um deles...(até aqui aceitável), agora humanista?!???????????
BEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMM....
Humanista, se não me falha o dicionário, pode ter vários significados, um dos quais uma corrente filosófica (não me parece o caso), o humanismo relacionado com a psicologia (também não), resta-me interpretar humanista com humanismo, centrar na pessoa humana.
Pois o único humanismo que vejo aqui é realmente centrado na pessoa humana mas de um egocentrismo tão profundo que chega a ser hilariante.
Amigos...num blog humanista...
Fico a pensar o que passa na cabeça destes amigos humanistas que escrevem e lêm estas publicações se "usar" uma pessoa humana com atrasos cognitivos evidentes, fomentar comportamentos obviamente sob ingestão de bebidas aloólicas, publicar vídeos no youtube (com que direito e autorizado por quem?? teremos esta pessoa como ciente dos seus actos, qual a opinião da família?? quem defende, quem protege os seus direitos?)
Pergunto-me apenas, não seria mais humanista não ridicularizar um igual?
Que tipo de gente faz "conversas de café" sobre uma pessoa psicologicamente afectada?
Não têm vida própria? Metam-se nela!
Anonimato pode até ser covardia mas assinar publicações como estas é sem dúvida rídiculo e de extremo mau gosto!

JPG disse...

Conheço algumas formas de acarinhar quem mais necessita e certamente que a indiferença não será uma delas.

Pagar bebidas alcoólicas, principalmente em quantidade ou quando é evidente que já está alcoolizado, nunca (nem eu nem as pessoas que comigo privam)!

De resto, os donos dos estabelecimentos recusam-se a servir quando está embriagado (apesar da insistência e das "fintas" que dele.

A vida de certas pessoas "destituídas" de algumas capacidades cognitivas, faz mais sentido com comportamentos que podem passar por ser aceite, poder conviver, exibir-se (porque não), ser reconhecido e estimado por (quase) todos, etc...

Talvez sejam estes encontros e estas brincadeiras, o sal da vida que todos precisamos.

Mas se chegar à fala com o Rui, certamente poderá concluir se assim é, ou outras formas de o ajudar.

Quanto à vida própria, e à acusação a quem por aqui passa (bem como às opções clubísticas e ideológicas), felizmente não é obrigatório aceder a este blog para poder continuar a sua vida exemplar, por isso estou certo que não voltará e como tal, não lerá estas linhas que acabei de escrever.

Mas caso eu esteja errado, obrigado por ter tocado neste assunto, pois assim tenho oportunidade de explicar.

Anónimo disse...

Não posso ficar calado, pois sou conhecedor de muitas situações ao longo dos anos:
Chamarem-te egocêntrico e utilizarem o Rui Folhas (Nabigo) para atacarem o teu humanismo???
Até podia ser, se eu nunca tivesse assistido a situações como estas: pagares-lhe comida em várias ocasiões e convidá-lo para petiscos e jantares de amigos; levá-lo a casa várias vezes, quando o encontras caído na rua ou mesmo por Coimbra, à noite; nunca fingires que não o conheces, mesmo quando está completamente bêbedo e todo sujo; ajudares a resolver uma situação que teve com a justiça, falando coma mãe dele e envolvendo um teu amigo advogado; dares-lhe roupa, alguma já usada, mas outra nova a estrear; conversares com ele calmamente e dares-lhe conselhos; teres paciência para lhe mostrares várias coisas na internet, até os vídeos e fotos dele, avisando-o para não beber ao ponto de fazer aquelas figuras.
Enfim, só me lembro destas mas sei que mesmo nas instituições que o Rui frequentou, tentaste ajudá-lo sempre. Não é à toa que ele te faz uma festa quando te vê e te reconhece como amigo. Por vezes podemos estar vários mas ele muitas vezes aguarda que digas se pode ou não fazer isto ou aquilo.
Estou por dentro da situação e digo, continua e é pena que não haja mais pessoas para se “aproveitarem” do Rui como tu o fazes.
Tristeza de teóricos que às tantas nem de casa saem e falam do que não conhecem.
Um amigo do Rui

Anónimo disse...

Mais palavras para quê?
O nosso Rui Sabe muito bem quem é seu amigo!

Passar por ele em qualquer lugar e em qualquer estado, e mostrar aos que não conhecem a situação que somos seu amigo, é um acto de respeito por ele e nas situações mais criticas chamar-lhe à atenção é o minimo que podemos fazer.

Para nós serás sempre o nosso Rui

KP

Anónimo disse...

Ora boa tarde a todos!

Deixe(m)que lhe(s) diga, mas já li e voltei a ler o meu comentário e, sorry, estou desapontado!

Esperava melhor de alguém tão versado e conhecedor do mundo em geral, mas fica-se por respostas dadas a situações não mencionadas.

De modo algum leu nas minhas frases "pagar bebidas alcóolicas", "nem eu nem as pessoas que comigo privam..." e "...donos dos estabelecimentos...", como tal parece-me denunciar algo que eu de todo não referi!
Acho no entanto muito esclarecedor e correcto da sua parte e seus convivas que não façam o que refere, certo é que as imagens não mentem, a embriaguês é notória e não "se apanha com correntes de ar". Mais ainda, segundo se me consta da minha "tristeza teórica que às tantas nem de casa saem e falam do que não sabem...",há uns quantos séculos atrás eram proibidas por lei sob pena de sanção para os estabelecimentos, a venda de bebidas alcóolicas a menores de idade e pessoas portadores de deficiências mentais (se a memória não me atraiçoa...).

Pareceu-me ver aqui retratado um "benfeitor" da terra, cujas formas de carinho passam pelo vestir, calçar, alimentar,conviver e ainda, mais importante, não renegar a presença de um amigo ainda que embriagado ou mal vestido (não me apetece voltar atrás para citar, pareceu-me ser assim o descrito.)

Diz a sabedoria popular que a mão esquerda não deve saber o que faz a direita...

Voltando ao assunto, será então o RUI uma pessoa feliz porque recebe atenção, sua e de seus convivas?
Devo então chamar-lhe um priveligiado, ao que me querem fazer parecer!
Felicidade é um sentimento espontâneo, ou se sente ou não se sente!! ...É no entanto bastante perceptível as vozes de incitação à palhaçada para os cânticos em palco , perdão, à indução de momentos de felicidade para RUI de quem dele, perdão, com ele se diverte e o torna numa brilhante estrela de internet...mas feliz, atenção!

Até que ponto são conhecedores da felicidade de alguém? Não "ficará o RUI muito feliz" porque acha ser o que esperam dele???Ele tem o direito de ser quem é e como é, e não como os outros querem que ele seja ou esteja! Ele não tem discernimento para saber se é correcto expô-lo publicamente só porque lhe mostram que ele está no écran de um PC ou telemóvel...eu não acho ético, é a minha opinião e vale o que vale!

Outra ainda: "acusações clubísticas e ideológicas"....NOTA ZERO em interpretação de texto!

Se a minha vida é exemplar? seguramente que não,mas tento mudar sempre para melhor, por isso parei neste blog, comentei e, surpresa!!, voltei para re-comentar, pois não se aprende apenas com as coisas boas.

Agradeço a aprovação do comentário e. óbvio, o seu esclarecimento, ainda que não seja minimamente importante para a minha pessoa que o fizesse ou não, pois teria ficado na sua consciência de qualquer forma.

Aceito pois as suas explicações,a ajuda dada pelos convivas, mas não sou obrigado a compreendê-las, segui-las e muito menos mudar de ideias, se bem que o seu "amontoado de átomos caprichoso" parece gostar de fazer prevalecer opiniões, não aceitar outras e ainda distorcer a realidade em seu benefício.

Chegou pois a minha vez de lhe dizer que não sei se vai aprovar esta publicação, mas ler vai concerteza, faço-lhe pois uma sugestão: agracie o seu blog humanista com fotos e vídeos do RUI em verdadeiro convívio como defendem fazer, e não em fotos de pose; juntem.se todos em palco, e pelo Rui dêm a cara mas com coração, e não esqueçam, só ele pode SENTIR o que é para ele a verdadeira felicidade!

Foi um prazer, até breve, farei questão de passar mais vezes.
E..."façam favor de ser felizes"!

JPG disse...

1 - «alguém tão versado e conhecedor do mundo em geral» - Apesar de aqui ter passado por acaso, fala como se me conhecesse.

2 - «Felicidade é um sentimento espontâneo» - Dispenso o moralismo anónimo, ou os “missais da psicologia”.

3 - «"acusações clubísticas e ideológicas"....NOTA ZERO em interpretação de texto!» - Visto considerar aceitável ser-se sportinguista e liberal e pela forma como dá notas à interpretação de textos, imagino que tenha tendências doutorais.

4 - «as imagens não mentem, a embriaguês é notória e não "se apanha com correntes de ar» - Sabe que nem tudo o que parece é e que mesmo sem qualquer bebida, o Rui gosta de cantar e fá-lo da mesma maneira, sendo impossível decifrar algumas palavras?

5 - «Voltando ao assunto, será então o RUI uma pessoa feliz porque recebe atenção, sua e de seus convivas?» - Talvez não seja feliz por isso, mas certamente contribui. Continuo a aguardar a forma soberba como os seus dons o ajudam, ou como nós (os que se aproveitam dele) o podemos ajudar. Sem ser cantar em coro, pois isso já fazemos, mas obviamente se estamos a cantar, não nos podemos filmar.

6 - «um "benfeitor" da terra», «a mão esquerda não deve saber o que faz a direita...», «…não sei se vai aprovar esta publicação…» - Se aprovei o seu comentário, naturalmente que também aprovo outros de pessoas que além de conhecedoras, também partilham alguns momentos de “pseudo-felicidade”.

7 - Tal como o Sporting, “seguimos adelante”!!!

Visto que termina com uma citação de uma pessoa que tinha prazer em fazer rir os outros, termino com outra de quem viveu a fazer rir (e também tinha prazer nisso):
"Aproveitem a vida.
Ajudem-se uns aos outros.
Apreciem cada momento.
Agradeçam.
E não deixem nada por dizer, nada por fazer..."

Anónimo disse...

1- Basta ler 3 ou 4 "posts" deste blog para ter uma ideia da pessoa que ou é ou tenta fazer-se passar.
Não tome as coisas como pessoais, tem um espaço aberto à leitura e a comentários, como tal...

2- Já deu para ver que dispensa tudo aquilo que não consegue refutar!

3- Pela forma como sabe enumerar parece que não me fica atrás nas tendências...

4- "helloooo ????""""
Desculpem lá a qualidade da gravação porque enrolar a língua todos enrolamos, ainda não nos foi possível fazer chegar até vós o cheiro do alcóol via net, pedimos apenas por favor, não acendam isqueiros durante as gravações...

5- Ops!!
Desculpem também mas como somos amadores não temos tripé nem gostamos de incomodar ninguém para aparecermos juntos no "retrato de família".

6- Não aceito "pseudos " de quem fala de "missais de psicologia"!

7- Estou-me nas tintas se o Sporting vai "arriba ou abajo"!!


8- Concordo e subscrevo a sua citação, grande Homem e lutador que infelizmente, apesar de muito se ter debatido, não conseguiu "matar o bicho a rir".

I rest my case!

Unknown disse...

PARABÉNS RUI
DE PARABENS ESTÃO, TODOS AQUELES QUE NÃO DESPREZAM O RUI.
Ao viajar por aqui, embora não goste muito da cor e parte do nome que intitula este BLOGUE, entendo que poderia ser um espaço bastante útil, para podermos debater ideias para a ajuda na construção de uma sociedade mais justa. Esta ferramenta , que as novas tecnologias nos oferecem pode e deve ser utilizada nesse sentido.
Achei curioso (mas injusto) comentários aqui postados, relativamente à estima com o Rui. Sim estima.
O Rui embora com défice cognitivo acentuado, não deixa de ser um humano simpático como outros que conhecemos por aí, e que não lhe viramos a cara só porque é diferente. Diferentes, mas iguais.
Sinceramente nunca vi, aqueles que não desprezam o Rui , insistirem na bebida quando ele se encontra menos bem. Ao contrário vejo, não deixarem beber, mesmo que fique incomodado.
Vejo também, em algumas casas o Rui sentar-se à mesa como se da família se tratasse. Também reparo ser chamado à atenção, que não deve fumar as piriscas do chão, e muitas vezes (embora não seja o melhor gesto) é-lhe oferecido tabaco.
Enfim, vejo oferecer roupa, darem-lhe conselhos que deve andar limpo e vejo quem se preocupa quando tem consulta marcada e não deve faltar. Vejo muito mais coisas positivas que são feitas em relação ao Rui. Não estou muito interessado quem postou, com teorias do “bota-abaixo” mas, que tem uma linguagem conhecedora adquirida na Rua do Colégio Novo.
Certamente saberá o que é uma pessoa com deficiência mental, mas não saberá como lidar com ela. Senão não a abandonaria e não a trataria como um jovem selvagem. Tenho a certeza que não foi isso que lhe ensinaram, por onde passou.
Estou-lhe a falar de Educação Social, Educação Especial, e Psicologia, claro. Mas dou-lhe um conselho, embora tenha dificuldades em exercer como profissão, inscreva-se num voluntariado e vai certamente adquirir muita prática, para integrar na sociedade este tipo de pessoas. O combate à exclusão é através da inclusão. Considero este local, um espaço livre e aberto com um conjunto de etiquetas interessantes, no qual devemos participar mesmo não estando de acordo com este ou aquele entendimento. Partilho com este entre outros BLOGUES, gostaria de visitar o seu ou alguma publicação sua, no qual poderei mudar de ideias se me convencer o contrário.

Anónimo disse...

Caro amigo JPG, não resisto à polémica.

O anónimo tem razão numa coisa: não é o Blog que é humanista, és tu. Sabe-o quem te conhece bem, se até eu que não te conheço assim tão bem o sei.

Não é em nada correcto, não corresponde nada à realidade o que ele deduz da tua pessoa...mas na minha opinião é legítima a indignação dele. Tens de perceber que pode ser a perspectiva de alguém que é irmão, pai, filho, sabe-se lá, ou não. Põe-te apenas na perspectiva de alguém que vê as imagens fora de contexto. Se calhar pensarias muito as mesmas coisas, (e talvez - digo eu que sei pouco - ainda fosse isso o que te chateasse mais).

(E pelo menos escreve melhor do que o cromo das maiúsculas)

Um abraço

Manel Saraiva

JPG disse...

Talvez...
Talvez...

Infelizmente os familiares do Rui não terão acesso à internet.

Ainda assim, obrigado pelo ponto de vista, valeu!!!

Abraço.