A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





06 abril 2011

Carregais - o enclave dos "velhos do Restelo"

Como os titulares dos órgãos de poder local (mesmo os das Assembleias de Freguesia) são pagos pelo erário público, é bom que o seu trabalho seja do conhecimento de todos.

Segue o essencial do parecer solicitado à Assembleia de Freguesia de Taveiro, onde o único motivo evocado para que seja desfavorável, passa pela recordação que o Mosteiro de Lorvão doou os Carregais à dita freguesia, há muitos anos atrás.Já o parecer da Junta de Freguesia de Taveiro, lembra o mesmo (provavelmente por não haver outros motivos) e insiste no desagrado pela forma como a Freguesia de Ribeira de Frades tem vindo a agir neste processo.

Recordo que a Freguesia são as pessoas, (quereriam referir-se à Junta de Freguesia ou à Assembleia de Freguesia???). As pessoas que se envolveram neste processo são dos Carregais (por serem as principais interessadas) e essas infelizmente ainda pertencem a Taveiro.


Mas voltando a documentos antigos que envolvem o Clero...
Segue outro documento, mais antigo ainda, quando o bom senso imperava e os interesses das pessoas eram postos à frente de orgulhos mesquinhos de meia-dúzia de "senhores feudais" que há pelo menos duas décadas se julgam donos de Taveiro e mexem os cordelinhos (mesmo quando não estão no poder). A propósito do único argumento (além da vaidade implícita e da teimosia gratuita), a doação do Mosteiro de Lorvão...

Imaginem que eu doava um monte no Alentejo à freguesia de Ribeira de Frades. Essa propriedade (que até podia ser enorme e ter algumas casas de caseiros e não só) passariam a ter código postal 3040-XXX Ribeira de Frades - Évora???

Passariam a andar por lá os cantoneiros de Ribeira de Frades, a limpar as valetas?

Isto faz algum sentido? Na altura em que a doação foi feita, os terrenos englobavam caminhos, que mais tarde se tornaram estradas e onde foram construídas casas. No entanto, aquela parcela está totalmente implantada no seio da Freguesia de Ribeira de Frades, não tendo confrontações com qualquer outra.

Estejam atentos amanhã à imprensa regional, a novos desenvolvimentos por aqui e à imprensa da próxima semana, pois as responsabilidades aos habilidosos vão ser divulgadas...

8 comentários:

Buxexinhas disse...

É completamente ridícula esta situação que teima em arrastar-se!!! Se há coisas que me tiram do sério... Esta é sem dúvida uma delas... Se a Junta de Freguesia de Taveiro 'teima' em manter um 'irracional' parecer desfavorável a uma situação bem clara e definida por todos os envolvidos (passagem dos Carregais como parte 'realmente' integrante de Ribeira de Frades)... Então que assuma as devidas responsabilidades da mesma zona... Teimosia? Não... Simplesmente politiquices mesquinhas... Há situações em que as cores partidárias nunca deveriam prevalecer... Antes disso vem a integridade e o sentido de justiça... E por fim digo... É ridículo mendigar algo que já é nosso por direito!!!!

JPG disse...

A Junta de Ribeira de Frades podia obrigar a pagar renda, por terem uma parcela no meio da sua freguesia.

Eheheh

Buxexinhas disse...

Isso é que era... Vou lançar a proposta!!! heheheh :P

Anónimo disse...

Sobre este assunto contactado pelo Diário de Coimbra, o autarca de Taveiro não quis prestar declarações, alegando "ESTAR DE FÉRIAS"( alguém sabe onde trabalha????? para poder estar de férias), mas voltou a afirmar ainda a célebre " doação do Mosteiro do Lorvão". Que tamanha "PATETICE" de alguém que neste momento não é mais de um BOY do PSD ao serviço da Câmara Municipal de Coimbra, já que não consegue fazer mais nada depois de todas as trapalhadas em que se meteu.....Deus queira que continue a haver atitudes alaranjadas para os lados da Praça 8 de Maio, porque senão teremos mais um no RSI.....O POVO está farto deste tipo de atitudes e só vota em certas e determinadas pessoas quem não tem qualquer conhecimento de como se deve comportar um autarca, principalmente autarca de FREGUESIA.
UM TAVEIRENSE A FAVOR DA PASSAGEM DE CARREGAIS PARA RIBEIRA DE FRADES.

Gilito Moura disse...

.....A teimosia continua...A Junta de Taveiro que serviços presta aos Carregais????? Nunca vi nenhum funcionário da Junta de Taveiro a fazer trabalhos lá nem vejo obras feitas. Que interesses existe????se ao menos investissem lá tudo bem mas a única coisa que se vê é um fontenário que nem água deita com a seguinte inscrição " Fontenário Carregais Taveiro".
Gilito Moura " o Ribeirense "

Taveirense atento disse...

Ao que parece (e já foi ouvido), o atraso na obtenção e no envio em tempo útil para a Assembleia da República do parecer da Câmara que era necessário à aprovação do Projecto-lei, teve dedo do Presidente da Junta de Taveiro, que valendo-se do facto de trabalhar na Câmara e ter amizades poderosas, lá conseguiu que o documento seguinte apenas às 17:00, quando o prazo expirou às 15:30.

Pois é, foi azar...

A ter realmente sido assim, foi uma palhaçada!!!

Santa disse...

"Tão ladrão é o que vai há horta como o que fica ao portão"
Neste caso, também não há diferenças. Há um "ladrão" que tenta por tudo não deixar avançar um parecer para a Assembleia da República, mas há também um outro grupo de "ladrões" que são coniventes com o outro "ladrão" que tenta a todo o custo não permitir resolver uma situação que só por si é ridícula. A meu ver, as responsabilidades têm necessariamente que ser apuradas, bem como a identificação das pessoas, "ladrões", que provocaram tal atraso. A ser verdade que um autarca da freguesia de Taveiro, está envolvido em tal "marosca", os taveirenses devem sentir-se envergonhados por terem a comandar os destinos da sua freguesia uma pessoa que não olha a meios para atingir fins.
Por outro lado, deixo a questão:
Afinal a Câmara Municipal de Coimbra é gerida por quem??
Como já tinha comentado com o Amigo JPG, acho que a Junta de Freguesia de Ribeira de Frades, deveria passar uma factura à sua homónima de Taveiro, por cedência de espaço.
Enfim...
VERGONHA

Santa

Anónimo disse...

Esta cambada de incompetentes que gozam com os humildes cidadãos, não sabem que somos nós que pagamos para eles terem tachos.
Gostaria de saber quanto ganha cada um com este acto que deveria ser punido com expulsão.