A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





30 outubro 2011

Coimbra, cidade Bissaya Barreto

Fernando Baeta Bissaya Barreto Rosa (Castanheira de Pera, 29 de Outubro de 1886 - Lisboa, 16 de Setembro de 1974), mais conhecido por Bissaya Barreto, foi professor de Medicina da Universidade de Coimbra e político.

Bissaya Barreto fez os seus estudos primários e liceais em Coimbra.

Na Faculdade de Medicina acaba a licenciatura em 1913, formando-se, anos antes, em Filosofia e Matemática, com excelentes notas.

Colega de Oliveira Salazar na Universidade, acompanhou-o depois na tertúlia do Centro Académico de Democracia Cristã (CADC), e pode dizer-se, tal era a admiração pessoal que tinha por ele, que foi Salazarista antes do Salazarismo. O ditador, mais tarde, agradeceu-lhe a atenção dedicada.
Ao longo do tempo, desenvolveu uma importante acção no campo social e da saúde pública.

Impulsionou sanatórios, leprosarias, casas da criança, refúgios para idosos, institutos maternais, bairros económicos, campos de férias, colónias balneares, estando à frente da campanha de luta contra a tuberculose, a lepra e a loucura.

À sua iniciativa se devem os Sanatórios de Celas (antigo pediátrico) e dos Covões (hoje Hospital).

Também a criação da Maternidade Bissaya Barreto, o Hospital Sobral Cid, o Hospital Psiquiátrico do Lorvão, o Hospital Rovisco Pais (que foi uma moderna leprosaria) o Hospital da Figueira da Foz, entre outras instituições que ainda se encontram em funcionamento.

Criou a Escola Normal Social e o Portugal dos Pequenitos.

Em 26 de Novembro de 1958, criou uma Fundação, em Coimbra, que tem o seu nome, com sede na casa onde viveu.

Após o 25 de Abril foi exonerado de todos os seus cargos.

P.S. - até o aeródromo de Cernache, se chama Bissaya Barreto!

3 comentários:

Moura,Virgílio disse...

Grande Homem que fez muito e deixou um grande espólio em Portugal.......destes SRs. já não há o que querem é enriquecer à custa de qualquer preço.
Abraço,
Virgílio Moura

Super-febras disse...

Nas suas obras que conheco (poucas), predios e seus jardins, ha que realcar o traco.
Sera que quando juntamos filosofia a matematica nos tornamos arquitetonicamente aliados a arte e a precisao?
Desconhecia que era formado em matematica e filosofia, mas faz sentido... E que nunca tinha percebido como e que era um medico,o grande visionario futuristico e o responsavel por tantas e nobres obras, como as que estao em Coimbra. Uma das quais foi o "meu primeiro berco" e de onde parti dias depois em rumo a Ribeira de Frades, embrulhado no meu primeiro xaile. Um xaile Ribeirense, pois foi ao colo da sua dona , a Sra Joaquina Gaiosa, que fui transportado.
Homens como este, mesmo que se criem (e as criancas de hoje tem mais de tudo e todos que ele tinha , nascido que foi em 1886...) e tentem sonhar e realizar ao nivel de Bissaya Barreto dificilmente o poderao fazer. Hoje nao se paga uma obra so aos engenheiros , arquitetos, pedreiros carpinteiros e demais laburadores que fazem parte do projecto. E os vereadores , os eng. da camara, os presidentes da camara, os da licenca da electicidade, os da agua, os da merda (quer dizer esgotos) e o grande perigo que sao os do partido em vigor ?(desgracado sera aquele que comece uma obra num mandato politico e a nao consiga acabar antes das proximas eleicoes caso estas venham a ser ganhas pelo partido da oposicao) falo com saber pois foi vitima um amigo meu que investiu quase dois milhoes de Euros num projecto imobiliario no concelho de Mira, que comecando com o PS na camara, viu o projecto embergado quando ganhou o PSD e por sorte foi bem aconselhado e nao gastou dinheiro em tribunais, decidindo esperar que o PS ganhasse em quatro anos coisa que aconteceu e que lhe permitiu continuar o projecto. Como e que e que uma obra e legal ou ilegal so por causa de umas cores politicas? O Gilito tem razao. Um abraco, para ele e grande o suficiente que reste para ti.

JPG disse...

A política partidária em Portugal é vergonhosa!!!

Abraço!