A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





09 janeiro 2012

Excepções aos cortes nos subsídios de férias e Natal

Os funcionários do Banco de Portugal não são funcionários públicos?

Uns são filhos da mãe e outros são filhos da outra...

4 comentários:

Anónimo disse...

Não posso assinar o comentário mas este é de boa-fé.

A resposta à sua pergunta é negativa: Não, os funcionários do Banco de Portugal não são funcionários públicos. Regem-se pelo acordo de empresa e pelo acordo colectivo de trabalho do sector bancário. São bancários. Por outro lado, o banco central, por ser banco central, gera os seus próprios recursos financeiros e, por isso, não está dependente do orçamento de Estado. Pelo contrário, entrega ao Estado, além de impostos, parte dos seus resultados a título de dividendos. Nos últimos dez anos foram quase mil milhões de euros em dividendos entregues. Como o estatuto do Sistema Europeu de Bancos Centrais proíbe o financiamento monetário dos Estados pelo bancos centrais, os cortes em matéria de remunerações que forem efectuados no BdP (aconteceram em 2011 e acontecerão em 2012) não podem ser entregues ao Estado. Obrigado. SM

JPG disse...

A ser verdade (e não estou a colocar em causa), trata-se de um estatuto muito bom, tipo sol na eira e chuva no nabal.

Parece-me o melhor de dois mundos, pois trata-se de uma empresa que não corre o risco de fechar nem tem que obedecer ao orçamento do estado.

Mas a peça da televisão falava também da TAP...

Quantos mais destes "oásis" existiram em Portugal?

Cumprimentos!

Anónimo disse...

Bom dia.
Pensei que o enclavado tinha acabado.....afinal mantém-se e como tal, aqui vai:
Que vergonha!!!!Todos os dias somos confrontados com situações que o anterior governo nos deixou, não é verdade???
CATROGA - CHAIR-MAN da EDP, com 636 mil euros anuais.
Camilo Lourenço (comentador RTP1 encomendado)a dizer que só há uma saída para esta derrapagem de 4,5 para 5,7 e que é retirar os subsídios de férias e de natal aos privados. (que inovação! estrondoso)
Para finalizar consulte o Despacho15296/2011, se entender que tem algo de relevante deve publicar aqui no enclavado e veja esta vergonha, num país onde todas as culpas são do(s) governo(s) anterior(es).
Nunca na inha vida me senti tão ENGANADO por esta corja de MENTIROSOS e CORRUPTOS. TENHO DITO.

Anónimo disse...

Será que o Administrador deste Blog está distraído??? Por aquilo que conheço dele não me parece.
Então sobre o TAL DESPACHO não se comenta nada? Eu já verifiquei e é uma autentica vergonha. Para mim podia ser só o "acrescento" so vencimento. Que tal, Heem???