A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





10 julho 2012

5 Mil quilos de carapau pequenino

«O Destacamento de Controlo Costeiro da GNR (DCC/GNR) da Figueira da Foz anunciou, esta segunda-feira, a apreensão, na Praia de Mira, de quase cinco toneladas de carapau que não possuía o tamanho regulamentar para ser comercializado.

De acordo com uma nota da Guarda Nacional Republicana, o pescado hoje apreendido em duas ações de fiscalização, e proveniente da chamada arte xávega, possuía tamanhos entre os cinco e os dez centímetros, quando o limite legal que se situa nos 15.

O valor comercial estimado do pescado apreendido nas fiscalizações realizadas naquela praia do distrito de Coimbra era de cerca de 24.000 euros.

Nos últimos dias a GNR tem divulgado diversas apreensões daquela espécie, pelos mesmos motivos, nas zonas de Vieira de Leiria e Figueira da Foz, «totalizando já cerca de 11 toneladas, todas elas com origem na mesma arte», refere o comunicado.»

Sei que a crise atinge os pescadores em força, mas se não controlarmos esta situação, temos o equilíbrio do ecossistema em risco e daqui a uns anitos, o carapau custa mais que o salmão.

4 comentários:

Anónimo disse...

És um espetaculo. Se fosse há uns tempos atrás, irra que o S......s é isto e aquilo. Agora defendes (sem te apreceberes) aquilo que o Socrates defendia. POUPA-ME

JPG disse...

Tens a certeza que tomaste a medicação certa?

Anónimo disse...

Comi uns tantos, como quem come tremoços e eram tão bons!!!

JPG disse...

São muito bons, eu também gosto muito.

Mas tantas toneladas apreendidas em tão poucos dias, dá para termos uma ideia do que se está a fazer.

Daqui a uns anos, os pescadores que agora utilizam malhas fora da lei, queixam-se e pedem apoio por não haver pescado na nossa costa.

Entre o 8 e o 80 há muitos números e limitar a quantidade capturada podia ser uma solução que agradava a todos e mantinha a sustentabilidade.

Digo eu...