A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





20 setembro 2012

Agressões e castigos

Acontecimento 1: 
Março de 1997 - Sá Pinto agrediu Artur Jorge (seleccionador nacional). Ocorreu fora de qualquer estádio e obviamente sem ser em contexto de jogo.

Consequência:
Foi punido com um ano de suspensão em todas as provas nacionais e o Sporting viu-se obrigado a vendê-lo para Espanha, pois ficou sem o poder utilizar.

Acontecimento 2:
João Pinto deu um soco na barriga do árbitro, no jogo Portugal X Coreia, em pleno Mundial de 2002.

Consequência:
Foi suspenso de toda a actividade desportiva por 6 meses, ficando o Sporting sem poder contar com este activo por meio ano, numa fase alta da sua carreira.

Ou seja, o Sporting ficou severamente prejudicado por acontecimentos de atletas seus ao serviço da Selecção Nacional.

Acontecimento 3:
Hulk e Sapunaru (previsivelmente provocados), dão uns pontapés num "steward" no túnel da Luz e apanham 4 e 6 meses de castigo, respectivamente (mais tarde, o Conselho de Justiça reduziu o castigo a Hulk de quatro meses para três jogos e a Sapunaru de seis meses para quatro jogos de suspensão). 


Relativamente ao Luisão e a palhaçada do árbitro alemão, tenho para mim que:

1 - Não foi agressão!
2 - Se fosse agressão (como o Conselho de Disciplina entendeu), a pena seria no mínimo de 6 meses, pois tratava-se de agredir um árbitro em pleno jogo.
3 - Tão ou mais importante como distinguir agressões de outros comportamentos incorrectos é distinguir a visibilidade deles (afinal a FIFA apregoa tanto o respeito e pode permitir que jogadores que são ídolos para as crianças tenham atitudes como a do Luisão, sem as punir???). O que é televisionado tem um impacto muito maior, logo as responsabilidades são acrescidas.

As crianças são influenciáveis e para muitos o Ronaldo e Cª são os seus ídolos, tentando imitá-los no penteado, nas fintas e em outras atitudes. Se eles vêm os jogadores a cercarem e empurrarem um árbitro, vão certamente achar que isso é normal.

No caso concreto do Luisão, embora entenda que não há qualquer agressão, acho que um capitão de equipa não pode dirigir-se a um árbitro daquela maneira (até porque nem tinha razão), devendo por isso ser castigado. Dois meses? Parece-me ajustado, mas não por agressão!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

No caso concreto do Luisão, embora entenda que não há qualquer agressão.

Aquilo não foi agressão?

Então o que foi, um beijinho na testa?

Vai ao oftalmologista que andas a ver mal a não ser que:

Mudasti para o Bormelho????