A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





21 novembro 2012

Ensino público sai mais barato

Não me refiro apenas ao que os pais pagam, mas ao que o Estado gasta com cada aluno/turma por ano.

Apesar de em muitos escolas privados com contrato de associação se recusarem a aceitar alunos com Necessidades Educativas Especiais e/ou criar turmas com currículos alternativos, bem como outros casos problemáticos que encarecem (e muito) o ensino, o estudo que o Ministério da Educação solicitou, mostra dados inequívocos:

Alunos do básico custam menos ao Estado no público do que no privado 

O custo médio por turma dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico é actualmente menor nas escolas públicas do que nos colégios que têm um contrato de associação com o Estado. Segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), o Estado paga em média 70.256 euros pelas turmas dos 2.º e 3.º ciclos das escolas públicas. A verba acordada para este ano com os colégios com contratos de associação é de 85.200 euros por turma. 

Ou seja, são mais TRÊS MIL CONTOS POR ANO  que o Estado (todos nós) paga aos senhores dos colégios (que lá colocam os professores que bem entendem e são venerados como donos dos estabelecimentos de ensino).

Reparem que em 10 turmas apenas, o "lucro" anual ronda os TRINTA MIL CONTOS, o que dá para comprar um autocarro para ir buscar os meninos, ou fazer obras de modo a tornar a escola mais atraente e cativar para lá os alunos. Concorrência desleal?

P.S. - ainda assim, o valor que o Ministério irá pagar aos colégios (85.200€ por turma), é substancialmente menor do que o pago em anos anteriores, o que levou à onda de protestos onde alunos dormiram nas escolas, pais encerravam os portões com cadeados (no público era chamada a GNR e os portões imediatamente abertos) e professores e donos dos estabelecimentos ensaiavam coreografias gigantescas em dias/horários lectivos.

3 comentários:

Anónimo disse...


Não é esse, antes o contrário, o sentido da noticia hoje da SIC.


http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/11/21/estado-paga-mais-por-turma-no-ensino-publico-do-que-no-privado-com-contratos-de-associacao

N.B. só o compreendo porque presumo ser professor no ensino publico!

Cumprimentos

JPG disse...

O estudo já foi tantas vezes "martelado" para agradar a quem o encomendou (afinal, há a ideia que a "coisa pública" é mal gerida e nos privados estão a nata dos gestores, que a comunicação social nem sabe em quem acreditar.

Posso garantir, provar ainda não, pois só tive acesso mas não tenho cópia, que no ensino básico (2º e 3º ciclo), a despesa no público é menor.

No secundário, as contas pendem para o lado do privado, embora não se possa comparar nos mesmos moldes do básico, porque os cursos técnicos e profissionais são muuuuito mais caros (até pelo equipamento necessário) e esses raramente se encontram nas escolas privadas.

Cumprimentos.

JPG disse...

Mais um pormenor interessante: de todas as turmas das escolas com contrato de associação (privadas pagas com o dinheiro do Estado), perto de 70% são do Ensino Básico (das tais que custavam menos se fossem geridas pelo ensino público).