A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





30 novembro 2012

Maria das grades

Quem diria que trinta e tal anos depois, a mais de 40 quilómetros de Coimbra, voltaria a ouvir falar de tal personagem que me amedrontou em pequeno...

A "maria das grades" é um ser mítico do folclore português. Segundo a crença popular, habita nos rios, lagos e poços, atrai e afoga as crianças que se aproximam destes lugares. Supõe-se que possa ser uma reminiscência das ninfas pagãs.

Uma coisa é certa, a par com o "papão", "o homem do saco" o "cigano" e o "polícia", era uma das expressões que metiam respeitinho: "não vás para lá, que pode aparecer a Maria das grades!!!"

Sem comentários: