A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





19 dezembro 2012

Ai Portugal, Portugal...

Há alunos com cerca de 12 anos em que:

- Um não tem televisão em casa

- Outro tem vergonha de andar na rua porque o pai tem muitas dívidas e as pessoas "apertam" com o miúdo

- Uma tem o pai preso por lhe ter feito um filho (sim, à própria filha).

- Outro, aos 10 anos encontrou o pai enforcado na casa de banho lá em casa

- Outro ainda, tem os pais e irmãos em Inglaterra, mas recusam-se a levá-lo, ficando cá com os avós, bastante idosos

Gritar com eles para estarem concentrados e aprenderem? Ou tratá-los como seres humanos, crianças com sentimentos e problemas tão graves que os impedem de se focarem nos livros, quando a cabecita está a milhões de Kms dos fósseis e dos vulcões que tento explicar?

Olhá-los nos olhos, partilhar as suas preocupações, ainda que em silêncio (pois estes assuntos são sigilosos) ou mesmo ir junto de um que esteja mais distraído e colocar-lhe apenas a mão no ombro (percebem melhor do que um berro dado junto à mesa do professor).

Humanismo, precisa-se!!! 

Não me canso de dizer isto, pois a crítica fácil e a falta de compreensão torna-nos pouco humanos e as escolas devem ser espaços onde as pessoas devem contar.

Se não dou raspanetes? Dou! E de que maneira...

Mas, banalizar os gritos e insistir nos castigos e más notas, sem tentar perceber o que pode estar por trás de comportamentos desajustados, não será a melhor estratégia. 

Digo eu que só tenho 19 anos disto, com públicos o mais díspar possível (adultos, pós-laboral, ciganos, CEF, institucionalizados, todos os ciclos de ensino, EFA, universitários e agora até seniores).

Sem comentários: