A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





17 janeiro 2013

As opiniões são como as bocas: cada um tem a sua

E a minha é esta, independentemente das leis existentes (neste ou em outro país), das certezas dos criadores (com ou sem experiências negativas) ou mesmo de pruridos que possa causar.

Agora que a poeira assentou e parece que hoje não houve notícia de nenhum ataque mortal de um cão em Portugal...

Factos:
- Um inocente de 18 meses foi morto à dentada por um cão.
- Os principais responsáveis seriam os cuidadores da criança e os donos do cão.
- Há uma correria nas redes sociais e dezenas de milhar de assinaturas a impedir o abate do cão (sinceramente, não me causa nenhum prurido que o animal continue vivo, desde que quando esteja sem açaime seja impedido de conviver com pessoas).
- Estes milhares de pessoas não sabem como se chamava o menino morto, ou os seus gostos, mas sabem exactamente o nome do cão e o seu historial de meiguices e brincadeiras favoritas.
- Estes milhares de pessoas não fazem uma petição para alterar as leis ou aplicar as que já existem (a maioria seria incapaz de telefonar para a polícia se visse um cão destas raças a passear sem açaime).

Todos os cães mordem! Claro, basta que tenham boca e já agora, dentes.

Todos os animais se podem descontrolar repentinamente? Sim! Principalmente cães, cavalos, gatos e outros bichos sensitivos.

Então, a questão que coloco é: "se eu andar com uma faca de talher no bolso será a mesma coisa que andar com uma navalha de "ponta e mola", com 20cm de gume?"

Perante a lei, não é a mesma coisa. Porque embora ambas possam ferir e em última análise matar, uma delas é ilegal (embora também possa ser utilizada apenas para descascar fruta).

Ou seja, um cão pode pesar 80 Kg ou ter uma insensibilidade à dor incrível, uma força nas mandíbulas descomunal e servir apenas como companhia, usufruindo o seu dono da sua vertente carinhosa.

Da mesma forma, se eu quiser descascar uma maçã com um sabre (havia de ser bonito...), poderei fazê-lo, mas dentro de casa, pois andar com uma espada na rua (ainda por cima se ela tiver vontade própria seria de loucos).

Se eu resolvesse andar a passear com um sabre, ou melhor, atirá-lo ao ar, sem qualquer protecção (desembainhado, portanto), as pessoas olhariam de lado, afastar-se-iam e algumas chamariam a polícia, pois de um momento para o outro, o sabre podia ferir seriamente algum dos convivas que estivesse na rua.

Vem isto a propósito desta notícia, com a qual concordo em parte. Os donos são os responsáveis pelos seus animais, o que não quer dizer que os consigam controlar. 

Mas para diminuir muito o risco e tentar conciliar todas as partes, NENHUM cão devia sair à rua sem açaime (sim, porque a trela não basta, ou acham que conseguem controlar alguns cães? Já assisti a donos perfeitamente em pânico porque não conseguem segurar os seus "carinhosos" cães quando estes vêm outros ou uma criança a brincar com uma bola).

Claro que se nos animais (independentemente da sua raça) for incutida violência, as probabilidades de haver um acidente são muitíssimo maiores. Entendo portanto que devia ser exigido um exame psico-sociológico (se é que isto existe) a todos os detentores de cães com determinadas características (sim, porque há muitos espertinhos que cruzam raças para contornar a lei, pois assim os seus exemplares não são abrangidos pela tal lista das "raças perigosas").

Sobre os cães serem todos iguais, ficam dois vídeos que mostram bem a ferocidade e a capacidade e vontade de matar (não se trata de amedrontar, afugentar ou como a maior parte dos cães faz - inclusivamente os cães-pastores que mal nos afastamos do que estão a proteger, deixam-nos em paz) que alguns animais demonstra (em grande parte pela sua combinação genética que foi sendo manipulada para os tornar assim).

 

Não se trata de serem pretos ou brancos, grandes ou pequenos (um São Bernardo ou um Serra da Estrela são bem mais corpulentos que um American Pit Bull Terrier), mas das suas características intrínsecas.

Quanto às opiniões... Por cada imagem de um cão com estes genes (que os tornam capazes do pior) a receber um abraço de uma criança, ou outra qualquer meiguice (que são bem capazes de proporcionar), podemos encontrar outra horrível dos efeitos causados pelas suas "irritabilidades". Por isso, a imagem do tal "Zico", com a cauda entre as patas e um ar inofensivo e indefeso, pode bem ser alterada para uma agressiva, se

No google apenas coloquei "ataque pit bull" ou qualquer coisa do género e apareceram estas:










Entretanto, as marcas deixadas por uma "mordidela normal" de "UM CÃO NORMAL" (dos tais que param de morder quando o dono lhe grita ou lhes dá uma palmada), é mais ou menos assim:

Resumindo, se eu tivesse um leão (criado comigo desde pequenino), extremamente dócil, que gostasse de miminhos e nunca tivesse atacado ninguém, teria o direito a ir com ele para a rua, sem esperar que as pessoas me olhassem de lado, fugissem ou chamassem a polícia?

A diferença é que em Portugal não há registos de mortes por leões nos últimos anos, enquanto por cães a média deve aproximar-se de uma morte por mês.

Já agora, não consigo encontrar dados sobre o número de ataques mortais por animais domésticos e selvagens em Portugal. Se alguém tiver, envie-mos, por favor.

P.S. - para os mais acérrimos defensores de raças de cães que têm uma capacidade de ataque semelhante a um crocodilo, percebam que nada tenho contra os cães em geral, só acho de elementar bom senso não ter um animal que ao descontrolar-se pode deliberadamente causar a morte ao seu dono ou, MUITO MAIS GRAVE,  a terceiros, pois ter uma víbora, uma piton ou uma tarântula também pode ser muito excêntrico, mas é PERIGOSO e ter um leão, um urso ou um tigre, é PROIBIDO.

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo, o senhor desensibilizou - se!!!
Isto não são imagens para colocar no seu " imaculado " sitio!
Agora mais a sério.
Isto é a imagem da républica das bananas em que vivemos.
Quer um exemplo; na urbanização onde vivo, perto de si, há, entre, por certo, centenas deles, um cão que por tão feio nem sei a raça.
Todas as noites que este humilde e pacato cidadão pretende ir ao lixo é sempre a mesma cena.O raio do cão não me pode ver com o saco do lixo na mão e é vê - lo a correr na minha direcção e parar a poucos centimetros das minhas pernas.
Pressinto que um dia vai haver confusão, pois por mais que o miudo que o guarda ou devia melhor dizendo, me garanta que ele não morde, para o efeito já não faltou muito.Já lhe disse que eu não perguntei a ninguém nem quero saber se o cão morde ou não, o que eu quero é não ser incomodado na minha segurança, o que o cão, mesmo não mordendo faz.É que mesmo sendo adulto tenho medo e se for uma criança na minha situação?
Por isso é que a situação que vários leitores já descreveram e outros comentaram junto ao Estádio Sérgio Conceição, pressinto vá também gerar problemas.É que pelo que descrevem não é um mas vários cães, e ou sem dono ou com dono negligente.
Outra faceta, menos grave naturalmente, do mesmo problema;quando vou ao lixo , agora de noite, tenho que ir sempre com uma pilha a olhar para o chão, pois a quantidade de dejectos dos cães depositados nos passeios é tanta que colocar um pé sem ser em cima dos mesmos é tarefa quase impossivel.
A sério mesmo; tire lá algumas fotografias pois para pereceber a sua mensagem, de resto razoável, sensata e prudente, não é necessária tanta violência visual.
Olhe que o aniversariante pode ver e ficar impressionado!
Já agora a titulo de desabafo, pois já há alguns dias aqui abordou o assunto; já confirmou quanto é que vai pagar a mais, ou seja reter, de IRS?
Pessoalmente até fiquei passado e deu - me tanta vontade de trabalhar como ver um jogo do Sporting!( para brincar consigo )
Um abraço e continue feliz.

JPG disse...

Realmente as imagens são chocantes, mas apenas servem para contrastar com a "chuva" de outras em que uma criança brinca com o "pit" ou um "rot" dorme ao lado de um bebé.

Todos sabemos que existem cães desses bastante meigos e quase todos são capazes de ser carinhosos, o que não invalida que a maioria tenha capacidade (e pelos vistos vontade) de se transformarem em armas letais.

Lembro-me de quando era miúdo e via o telejornal à hora de jantar, com crianças a passar fome e a morrerem desnutridas e sem força sequer para afastar as moscas que as tapavam.

Talvez essas imagens fortes me tenham ajudado a detestar ver desperdícios de alimentos...

Quanto ao IRS, pelo que li (ainda não fiz cálculos), penso que cá em casa não haverá muita diferença, pois como em 2012 foram menos 4 vencimentos e em 2013 espera-se que sejam "apenas" menos 2, praticamente dará para o que se irá pagar a mais de IRS.

Abraço e saudações desportivas :)

Super-febras disse...

Que subjecto tao polemico este da relacao, homem e o seu cao. E nele tenho uma opiniao diferente da tua em relacao a algumas das afirmacoes expressas neste teu blog .
Mas o certo e que estes ataques acontecem.
E errado seria nao expor este assunto com a mesma brutalidade e sanguinidade do acto, tanto usando fortes adjectivos na escrita como qualquer outros meios, audio ou visuais.
Nao passa de cobardia quando viramos a cara para o lado, quando varremos o lixo para debaixo do tapete e queremos continuar comodados pela nossa vida fora como se nada de mal exista ao nosso redor... bem, isto so ate ao momento em que a desgraca caia na nossa casa, pois ai passamos logo de cobardes para valentes, exigentes guerreiros.
Pelas fotos e, ao publica-las, a coragem que demonstras ter, ,bem hajas.

P.S.- por coincidencia ao acabar este comentario comeco a ouvir uma cancao que tem por titulo "Knocking at your back door" de um dos meus favoritos grupos, os Deep Purple. Bem, que nao seja pela nossa porta trazeira (ou outra qualquer) que este e outros males entrem

JPG disse...

Deep Purple... muito bom!!!

Bom Domingo!