A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





08 fevereiro 2013

Às vezes ocorre-me...

A minha sorte por ter nascido em anos próximos a pessoas tão fantásticas, o que me permite conviver com cada uma e desfrutar dos seus cambiantes!

Fui bafejado pela geografia as ter colocado no meu caminho em algum momento, o que nos faz partilhar o mesmo espaço e poder assim cruzar-me, conhecer os seus feitos e até as suas falhas.

Bastava ter nascido umas décadas antes ou apenas daqui a uns anos e já não seriam estes os meus interlocutores.

Apenas um punhado de quilómetros para Norte, para Sul, Este ou Oeste e o meu meio seria outro. Já para não falar se tivesse nascido noutras latitudes, onde o o Sol os faz andar desnudados ou onde a esperança média de vida não chega aos 50 anos...

Mas quis o destino, esse tal que só existe para contrariarmos a sua existência, que fosse nesta época, neste canto e sinto-me um felizardo por isso mesmo.

Agradeço a quem assim decidiu (se é que alguém se deu a esse trabalho...) e principalmente a todos os que se vão cruzando comigo aqui e ali.

Claro que o maior apreço vai mesmo para os que se cruzam aqui, ali e acolá (se é que entendem o que quero dizer...)


P.S. - Se não servirem para mais nada, que estas palavras sirvam para nos pôr a imaginar como seria se tivéssemos nascido há 100 ou 500 anos atrás (ou mesmo adiante). Ou se fossemos chineses, quenianos ou paquistaneses. Sempre ocupamos a mente e até podemos dar por nós a sorrir no trânsito quando vamos sozinhos no carro ou quando estamos num hospital à espera de uma consulta, igualmente sozinhos mas no meio de tanta gente.


1 comentário:

Elisabete disse...

Quantas vezes já pensei "Ainda bem, sendo mulher, que não nasci num país islâmico".
Quanto a se tivéssemos nascido noutra geração ou noutro país, teríamos conhecido pessoas também espetaculares.
Claro que eu penso o que seria de mim sem os amigos que me têm acompanhado ao longo da minha vida? A tua reflexão é bem pertinente.
Bom fim de semana