A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





06 maio 2013

Os meus minutos de fama...

Confesso que pensei muitas vezes antes de divulgar o vídeo da homenagem que me fizeram na televisão, no Dia do Pai.

Mas, foi para mim um momento muito marcante (para a vida, digo eu) e quem o proporcionou e nele participou, fê-lo para que fosse público.

 

Resta-me apenas:

1 – Esclarecer que fui completamente apanhado de surpresa (coisa a que não estou habituado, pois “tenho a mania de controlar tudo”), estando tão longe de tal propósito que mesmo um ou outro pormenor que agora “a frio” pudesse levantar alguma suspeita, na altura não fez o menor sentido.

2 – Agradecer a quem teve a ideia, a quem a colocou em prática, aos que nela participaram (das mais diversas formas) e aos inúmeros Amigos que com todo o altruísmo fizeram e fazem parte da minha rede social e que permitem de tantas maneiras ajudar estes meninos/homens que nasceram para vencer as adversidades.

3 – Explicar, com toda a sinceridade que esta surpresa/homenagem injustamente apenas me evocou, pois outras pessoas (algumas obviamente identificáveis), mas também todas aquelas que conseguem absorver alguma raiva que os meninos institucionalizados possam ter para com a sociedade em geral e olhar para eles como seres humanos fragilizados, mas cheios de potencial, no fundo, colocar o superior interesse do seu desenvolvimento enquanto cidadãos, à frente dos seus interesses pessoais/financeiros.

4 – Lembrar que este acontecimento, para mim tão marcante, até pelo simbolismo da data, apenas me traz mais responsabilidade na tentativa de continuar a ajudar jovens que tendo muito valor, por vezes passam algumas dificuldades, principalmente atendendo à conjectura actual.

5 – Desculpar-me por não ter tido racionalidade suficiente (as emoções foram mais fortes), para aproveitar os meus “minutos de fama”, para agradecer a tantas pessoas e principalmente enaltecer o trajecto de muitos jovens adultos que insistem em triunfar e em serem Seres Humanos na sua plenitude.

6 – Retribuir aos “meus” meninos o esforço e carinho que me demonstraram (não só aos que participaram – directa ou indirectamente), mas a todos os que ao longo de 13 anos me deram o privilégio de com eles ir convivendo e sobretudo… aprendendo!

7 – Corresponder as palavras de apreço que recebi de muitos Amigos, que despretenciosamente e com sinceridade entenderam parabenizar-me e por momentos ajudaram a fazer o Mundo mais humano.

8 – Pedir à “meia-dúzia” (talvez nem tanto) de “aziados” que continuem a descarregar em mim as suas frustrações, mas por favor, não se limitem a aguardar que o relógio corra e o fim do mês chegue, pois todos podemos e devemos fazer mais por aqueles meninos. Não queiram ser apenas “mais um”! Vá lá, façam um esforço! Vão ver que não custa nada e a compensação interior é enorme! Saibam escutar os pequenos, mas com ouvidos puros, não por frete ou obrigação, sempre à espera de apanhar “pontos fracos”. Aprendam a ser felizes, pois as lamúrias não ajudam ninguém.
 Miúdos, Obrigado por me terem adoptado como vosso “Pai”!!!

12 comentários:

JALG disse...

Ainda não tinha tido oportunidade de ver o programa. Foi uma homenagem merecida feitas por jovens muito bem formados.

Parabéns e continua nessa missão.

Rapsag disse...

Confesso, arrepiei-me com o vídeo!

Parabéns primo, poucos conseguem ser reconhecidos pelo seu trabalho e isto sim, é uma forma de agradecimento do qual te deves sentir muito orgulhoso! Eu fiquei por ti...

E... Continua a ajudar/ensinar/motivar/orientar quem mais precisa!

(No início estavas com um ar muito "apaneleirado") eheheheh

Aquele abraço!

oquemevierarealgana disse...

Grande amigo, vim aqui p falar do nosso - ó cum carago! - Sporting e deparo-me com algo bem mais importante. Parabens tb da minha parte, pq, já k o vivi, sei qt fizeste e continuas a fazer por toda aquela malta. E eles precisam e merecem!
Td do melhor p todos!

JPG disse...

Primões, um abraço para vocês e muito obrigado pelas vossas palavras (e algumas vezes, também pelos actos)!

Meu velho Gil, aquele abraço para ti e obrigado pela partilha de tantos momentos e desabafos sobre esta nossa rapaziada!

João Rodrigues disse...

Em poucas palavras:" Existem Homens Bons,é preciso é que Eles falem mais alto".Enquanto Homem,mas sobretudo como Pai e Avô,obrigado pelo Ser Humano que É.Abraço fraterno e sentido.

JPG disse...

João, obrigado pelas suas palavras.

Abraço!

Elisabete disse...

Gostei tanto de ver! Repito que foi uma homenagem BEM merecida!
Bjs

Anónimo disse...

Eu gostei de ver e de ajudar a preparar esta bela surpresa que bem mereceste. Como o mundo seria melhor se muitos de nós tivessemos essa capacidade de olhar e ajudar aquele que mais precisa. Apesar de por vezes não ser fácil e sei do que falo, não deixes nunca de ser aquilo que és. Serás sempre recompensado de alguma forma.

Anónimo disse...

Muito merecida esta surpresa !!! Para mim é um orgulho puder usufruir da tua amizade . Grande mas mesmo muito grande abraço para ti . MIRA26

JPG disse...

Obrigado Amigos!!!

Unknown disse...

Grande João Pedro!!! Continua assim há muita gente a precisar de uma pessoa como tu..... Parabéns

Unknown disse...

Grande João Pedro!!!