A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





29 junho 2013

As escolhas da Elisabete

A minha Amiga elisabete, com a qual privo há uma dúzia de anos, foi a primeira a divulgar a sua preferência literária, através dos 3 livros que mais a marcaram.

Cá vão...

«- "D'este viver aqui neste papel descripto - Cartas de guerra", de António Lobo Antunes. Mal casou, teve que ir para a guerra do Ultramar (Angola) como médico. São as cartas que ele e a mulher trocaram durante os 2 anos em que esteve na guerra. Para mim, essas cartas são a personificação do amor, da paixão, da crueldade da guerra e sobretudo da profunda saudade. Estão muito bem escritas.
PS: Não me enganei a escrever o título.

- "O mundo de Sofia", de Jostein Gaarder. Não sei bem explicar mas é um thriller filosófico. Com este livro, fiquei a perceber toda a História da filosofia, através dos séculos. O autor foi um génio ao escrevê-lo. Li-o durante a minha juventude e marcou-me.

- "Ensaio sobre a cegueira", de J. Saramago. Profundo como todos os seus livros. Mostra que olhamos mas não reparamos em nada do que deveríamos
reparar.

Não foi fácil porque sou uma apaixonada pelos "Sonetos" de Florbela Espanca, os poemas de F. Pessoa, "Os Maias" Do Eça e claro "Os Lusíadas".
Não posso deixar de referir "Recados da mãe" da Maria Teresa
Gonzalez.

1 comentário:

Elisabete disse...

Obrigada!
E que venham mais 12 e mais 12 e mais 12...
Bjs