A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





23 julho 2013

No último dia de Oliveira do Bairro...

Foi-me dado por uma menina de 15 anos, com um comportamento e empenho exemplares, apesar de problemas de aprendizagem, etnia cigana, défice cognitivo e já ter um filho, fruto dos repetidos abusos que sofreu por parte do pai (preso há alguns anos e nessa condição nos próximos).

Chegou a apanhar umas palmadas na cara lá na escola, de outras alunas ciganas, por se recusar a ter comportamentos tidos como próprios daquela etnia (cuspir no chão quando passa algum professor que não gostam, por exemplo).

Ela sim, um exemplo de correcção que deve ser enaltecido!!!

São dramas como este e superações diárias que nos fazem continuar a acreditar que ainda faz algum sentido "pregar" num (tantas vezes) deserto de valores morais. 

3 comentários:

Elisabete disse...

Fiquei emocionada.
A vida é tão injusta mas ainda bem que existem pessoas como tu.
Bjs

JPG disse...

Obrigado, mas cada um de nós à sua maneira ajuda quem precisa e tu mostras essa faceta amiúde :)

Beijinhos

Ana disse...

Muitos parabéns, como sempre consegues ser uma fonte de inspiração muito positiva para os teus alunos:)
beijinhos