A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





23 julho 2013

Pelos caminhos de Portugal


Os concursos para os professores efectivarem (passarem a pertencer ao quadro), ou mudarem para uma escola mais perto da sua residência, só ocorrem de 4 em 4 anos.

O último foi em 2009 e o próximo será em 2017.

Nos anos em que estes concursos se realizam, há alguma esperança que os contratados passem a integrar os quadros e que os docentes já pertencentes a algum quadro de escola, sejam transferidos para mais perto das suas famílias.

Este ano concorreram 45 mil professores contratados e entraram para os quadros... TRÊS PROFESSORES! Não chegou a entrar um docente em cada ano...
Do total de professores em concurso (aprox. 75 mil), apenas 1.344 conseguiram mudar de escola, ou seja, cerca de 1,36% (em poucos casos para as primeiras opções...).

Resumindo e baralhando:

- Apesar dos milhares de professores que se aposentaram nos últimos 4 anos, apenas entraram 3 docentes para os quadros (grande contribuição para baixar o nº de funcionários públicos).

- Praticamente 99% dos professores que concorreram para se aproximar de casa não o conseguiram, aumentando o sentimento de frustração (além dos custos/tempo com deslocações) nas escolas.

Sem comentários: