A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





26 agosto 2013

Maria Madalena - Figura controversa



Descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. É considerada santa pelas igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana.

A Igreja romana identifica-a com a "pecadora", atribuindo-lhe o arrependimento por ser prostituta.

Alguns escritores e estudiosos contemporâneos narram Maria Madalena como uma apóstola, mulher de Cristo que teve com ele, inclusive, filhos (tais factos teriam sido escondidos por revisionistas cristãos que teriam alterado os Evangelhos).

Na “Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, a personagem que está à sua direita, com traços femininos, é indicada como Maria Madalena e não o apóstolo João, como outros defendem. 

O facto de Jesus não envergar nenhum cálice - o Santo Graal - poderá levar a interpretações que Maria Madalena é, de facto, o "cálice sagrado" onde repousa o "sangue de Cristo" ou seja, que ela estaria grávida de Jesus Cristo.

Já sobre o Envangelho de Maria Madalena… fica para vocês pesquisarem :)



Uma coisa é certa, esta escultura do Louvre mostra-a como bela, sedutora e despida. Aliás, em muitas das suas representações surge com pouca roupa.

1 comentário:

Ana disse...

Muito despida mesmo, aí parece uma Vénus! Acho que o Jesus não teve outra opção:)