A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





16 setembro 2013

Mesmo a calhar

Para o 1º dia de aulas e a quantidade de meninos e meninas com os seus telemóveis e smartphones XPTO que por lá vim em malta com 9/10 anitos.

As comparações são inevitáveis e não é fácil desmistificar aos pequenos a noção de "ter" e "ser".

Cá por casa deu direito a tempo de antena sério e tudo :)

6 comentários:

Piões e outras coisas de meninos disse...

Eu sei que o meu telemóvel é muito melhor que esse...( se esse é um telemóvel) mas sei que um dia mais tarde irei ter um melhor, mas haverá sempre um melhor que o outro!

JPG disse...

Pelo menos parte da mensagem passou.

Ajuda-me a ser pai e eu prometo ajudar-te a ser... feliz.

Beijinho e fico grato pela tua compreensão.

Super-febras disse...

Sr Gaspar e' a sua pessoa como professor que eu dirijo este meu longo comentario que nao passa de excertos de trez artigos que li guardei e agora passo, o melhor possivel, a traduzir. Dizem-me que nao so sera a minha geracao, a primeira a ver os filhos a morrer primeiro que os pais, principalmente por causa do flagelo da obesidade hoje presente entre e em nos(mia culpa, tao grande culpa), mas tambem que a geracao dos meus netos ira sofrer malugradamente de duas das piores das enfermidades antes do tempo de seus pais, demencia e cancro. E claro que nao sou ninguem para fazer minhas ou dizer que sao a unica e ultima verdade, as afirmacoes que se seguem, mas acho que tem valor e que devem ser do conhecimento de todos, para que todos possamos fazer o nosso proprio juizo. Peco-lhe que se vir nelas algum valor, as faca conhecer. Desde ja o meu muito obrigado.

Cientistas dos EUA testaram a radiação do telefone móvel-estilo em mais de 10.000 embriões de galinha. Mulheres grávidas foram avisadas para desconfiar da utilização dos telemóveis, depois que foi encontrado que radiação produzida pelos dispositivos causava defeitos em embriões de galinha. A indústria de telefonia celular continua a jogar baixo e tudo faz para adiar futuras pesquisas.

As crianças que utilizam telemóveis absorvem tanto quanto o dobro de radiação através das suas cabeças em comparacao com os adultos. Dr. Om Gandhi , um cientista e professor de engenharia elétrica da Universidade de Utah encontrou que as crianças menores de 10 anos de idade poderiam absorver radiação através de todo o seu cérebro. Ele descobriu que a radiação e' mais capaz de penetrar a orelha e a cabeça pois a orelha de uma criança é mais fina e a cabeca é mais estreita.
"Basta que haja dois milímetros de diferença, disse Dr Ghandi.

Até que se prove o contrário e a tecnologia se torne mais segura, crianças, incluindo adolescentes não devem usar telefones celulares, de todo, porque elas estão mais em risco de radiação, e o seu crescimento celular e a atividade cerebral ainda não estão estáveis.

Telefones móveis e a nova tecnologia sem fio podem causar numa "geração" de adolescentes de hoje, senilidade no auge das suas vidas, a pesquisa sugere.
Proffessor Leif Salford , na Suécia da prestigiada Universidade de Lund, diz que "a exposição voluntária do cérebro as
microondas de telemóveis " é " o maior experimento biológico humano jamais executado".

O Professor Salford e a sua equipe passaram 15 anos investigando a radiação de microondas. Os seus estudos provaram que a radiação poderia abrir a barreira sangue - cérebro, permitindo que uma proteína chamada albumina possa passar para o cérebro. O seu trabalho mais recente mostra que o processo está ligado a sérios danos cerebrais. Professor Salford disse que os neurônios que normalmente não se tornariam "senis" até que as pessoas tivessem alcançado os 60 anos agora podem fazê-lo quando elas chegarem a casa dos 30. Além disso, pesquisas indicam que a exposição a radiação dos telefones celulares causa os glóbulos vermelhos a vazar hemoglobina. Cientistas que estudaram as amostras de sangue expostas a radiação de microondas descobriram que, mesmo em níveis mais baixos do que aqueles emitidos por telefones celulares, as células de sangue vazaram hemoglobina.

Marketing para crianças?
Telefones celulares, que são praticamente padrão equipamento para adolescentes no mundo de hoje, estão encontrando o seu caminho nas mãos de pré-adolescentes . Telefones celulares, projetados para pré-adolescentes tem controles que
permitem que os pais limitem quem pode falar com as crianças. Pré-adolescente celulares estão a ser comercializados em todo o mundo com grandes expectativas que o uso pré-adolescente celular se vai tornar uma tendência .
Paul Saffo do Instituto para o futuro, em Menlo Park, Califórnia, diz que "Não demora muito antes que prezado menino/a de creche nao va começar a pre-escola sem um telefone celular."

Super-febras disse...

A indústria dos telefones celulares continuamente insiste que não há nenhuma correlação comprovada entre telefones celulares e problemas de saúde. Mas patentes de dispositivos de proteção para reduzir a quantidade de radiação absorvida pelo cérebro sugerem que Nokia, Ericsson e Motorola acreditam o contrário. Os três grandes sufreram ações judiciais multimillion-dólar por pessoas que afirmam que a sua saúde foi danificada.

A $100 bilhões de dollares por ano indústria de telefonia móvel afirma que não há provas conclusivas de efeitos nocivos, como resultado da radiação eletromagnética. A "Celular telecomunicações & Internet Association" contrataram o Dr. George Carlo para encabeçar um programa de pesquisa no valor de US $28 milhões sobre os possíveis efeitos à saúde de telefones celulares. A pesquisa mostrou um aumento da taxa de mortes por cancro no cerebro, desenvolvimento de tumores e dano genético entre usuários de celular. O Dr. Carlo (parece que despedido) então tera quebrado o seu relacionamento com a indústria de telefone celular para se tornar um crítico vocal e co-autor de um livro chamado

"Celulares: perigos invisíveis na idade de Wireless".

O pesquisador de radiação eletromagnética de radiofrequência da Universidade de Washington em Seattle, Dr. Henry Lai mostrou que a radiação de microondas de celulares causa dano genético semelhante ao encontrado em doentes de Alzheimer e de Parkinson. Para citar o Dr. Lai, "É difícil negar que RFR em baixa intensidade pode afetar o sistema nervoso".

Dr. Lai apresentou a sua pesquisa ao Comitê de Stewart, mostrando que a radiação eletromagnética de radiofreqüência (RFR) pode penetrar nos tecidos orgânicos e ser absorvida e convertida em calor. O forno de microondas é um uso familiar de RFR.

Outro cientista, Dr. Hyland, que baseando-se no estudo do departamento de física da Universidade de Warwick e o Instituto Internacional de Biofísica em Neuss-Holzheim, Alemanha diz que o corpo é um instrumento electro-químico com sensibilidade requintada e o tipo de radiação emitida por telefones celulares tem um grande impacto sobre a estabilidade das células no corpo.

As crianças são particularmente vulneráveis.
Referindo-se ao efeito das microondas de um telefone celular, Dr Hyland diz, "os principais efeitos são neurológicos, causando dores de cabeça, falta de concentração, perda de memória e distúrbios do sono. Podem tambem causar epilepsia nas crianças. As crianças são particularmente vulneráveis porque elas ainda estão desenvolvendo os seus sistemas imunitários e estes são menos robustos do que o dos adultos.

A pesquisa do Dr Hyland, publicada na respeitada publicação médica, The Lancet, segue a análise de mais de 100 estudos anteriores envolvendo dezenas de milhares de pessoas.

Ondas de rádio de telefones móveis nao so prejudicam as células do corpo com causam danos no DNA
Um estudo que foi realizado pela pesquisa de 12 grupos em sete países europeus constatou que, em condições de laboratório, ondas de rádio de telefones móveis sao capaz de prejudicar as células do corpo e danificar o DNA. O projeto de pesquisa, chamado estudo de reflexo, que levou quatro anos e que foi coordenado pelo grupo de pesquisa alemão Verum, estudou o efeito da radiação sobre as células humanas e animais em laboratório.

Após serem expostos a campos electromagnéticos que são típicos para telefones móveis, as células mostraram um aumento significativo de rompimento no "single e double-strand DNA", com danos que nem sempre sao reparados pela célula. Células mutantes são vistas como uma possível causa de cancro. O DNA carrega o material genético de um
organismo e suas células diferentes. "Lá foi os restantes danos para a futura geração de células", disse Dr. Franz Adlkofer, líder do projeto.

Super-febras disse...

Além disso, o Instituto Sueco de medicina ambiental encontrou que dez ou mais anos de uso de telefone móvel quase duplica o risco de neurinoma acústico ou tumores benignos no nervo auditivo. "Quando o lado da cabeça em que o uso do telefone foi realizado normalmente foi tido em conta, descobrimos que o risco do neuroma acústico era quase quatro vezes maior do mesmo lado que o telefone foi usado e praticamente normal do outro lado", acrescentou o Instituto. Enquanto não cancerosos, tumores de neurinoma do acústico que não são removidos podem crescer até tamanhos que vao colocar pressão sobre o cérebro e tornar-se fatais.

Estudoso de telefone celular, Dr. Neil Cherry, professor associado em saúde ambiental da Universidade de Lincoln, Christchurch, afirmou que "fabricantes de telefones celulares devem levar a sério um estudo sueco achando que os seus produtos são perigosos para os adolescentes e devem trabalhar no desenvolvimento de telefones mais seguros". De acordo com o Dr. Cherry, numerosas patentes existem para dispositivos ou métodos para tornar mais seguros os telefones, mas não estão sendo usadas pelos fabricantes.

O Dr. Cherry estima que é prático e possivel reduzir a exposição dos usuários por 100 a 1000 vezes. "São os principais métodos, fabricar o aparelho dentro de um escudo de gaiola de Faraday", disse.

Alarmantes alegações vieram à tona numa publicação de pesquisa no Reino Unido, que não só são muitos dispositivos mãos-livres inúteis em proteger os usuários do telefone celular da radiação que pode causar tumores, estes produtos realmente podem aumentar a quantidade de radiação, dirigida a cabeça, por três vezes. Os tampões no kit mãos-livres atuam como antenas e canalizam mais radiação no modelo de orelha do que o padrão de telefones celulares. Usando um kit mãos-livres e fazendo uma ligação com um telefone móvel preso ao seu cinto significam que o telefone geralmente estará a trabalhar a um nível mais alto do poder. Utilizar um telemóvel a cintura resulta num hotspot de radiação a ser bombeado para o fígado e os rins.

Um saudoso abraco Ribeirense

JPG disse...

Caro "SuperFebras", em breve publicitarei os seus comentários, até lá fica o meu agradecimento pela partilha de informação tendo em conta o bem comum.

Pedia-lhe só que se dirigisse a mim apenas pelo meu nome (afinal sou só o Pedro Gaspar, sobrinho do "Ti Chico Marceneiro" e amigo da Teresa e da Madalena) deixando de lado o "Sr" e a minha profissão - que muito me honra, mas para efeitos "blogosféricos", é praticamente irrelevante.

Abraço!