A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





14 outubro 2013

A montanha pariu um rato

Tanto se falou do corte nas pensões de sobrevivência...

Afinal só cerca de 25 mil pensionistas vão ser alvo dos cortes, ou seja, apenas 5%.

Não acho bem que juros, rendas ou lucros bolsistas não sejam levados em conta, pois sempre podiam apanhar mais alguns ricos que se fazem passar por "sobreviventes".

Para lembrar aos que estão sempre contra todas as medidas, mas criticam por não atacarem os mais ricos, fica um exemplo concreto, onde não divulgarei o nome, mas dou pistas:

Seria legítimo a viúva de um ex-político de reputação internacional, conciliar a sua própria reforma (naturalmente elevada, pois chegou a ser Deputada e Directora Regional de Educação), com a pensão de sobrevivência do defunto marido (faleceu há perto de 30 anos) e ainda os frutos da gestão de um colégio (daqueles com contrato de associação)???

Com quase 80 anos e depois de ser deputada, reformada, receber a pensão de sobrevivência durante décadas, ainda precisa de continuar a acumulá-la, bem como os dividendos do colégio onde exerce???

Este é apenas um exemplo, onde os cerca de 10 mil euros mensais de rendimento vindo do tal Estado Social (além do património e eventuais rendas daí provenientes), pode e deve ser drasticamente reduzido, em nome do bem comum e da sustentabilidade.

P.S: não tenho nada contra os ricos, mas numa altura excepcional, devem ser aplicadas medidas a quem mais tem e principalmente, a quem mais usufrui dos dinheiros públicos para manter o seu elevado nível de vida.

3 comentários:

Anónimo disse...

Só não te podes esquecer do seguinte: na tua classe de professores, que respeito muito, sempre que alguém perde o conjugue teria direito à pensão de sobrevivência que o defunto descontou do seu bolso para que fosse possível o seu parceiro usufruir..não estamos a falar de um subsídio qualquer, portanto será mais uma medida inconstitucional garantidamente. Depois a ser possível esta medida, o que não acredito, onde vão buscar os 100 milhões que apregoavam??? Claro que o "corte" abrangia muito mais gente a partir dos tais 600€ mas o troca tintas do Portas veio ontem tentar uma vez mais enganar os portugueses. Até quando isto é possível??? Quanto a alguns casos que relatas, eu também sei a quem te referes e não há dúvida de que este tipo de "heranças" e ilegalidades devem acabar. Abraço

JPG disse...

Mais de 2000 euros, para uma pensão de sobrevivência, parece-me muito bem cortado (até porque não vão retirar, apenas cortar parcialmente).

Se desta vez fizeram bem as contas (o que duvido), os tais 5% de pensionistas atingidos, devem ter reformas enormes, pois conseguem com os cortes os tais 100 milhões.

Se forem atingidos 25 mil pensionistas, em média cada um deixará de receber 4000 euros por mês, para atingir os 100 milhões.

Já sobre a pensionista em causa, até é de um partido do governo, mas certamente irá estrebuchar :)

Anónimo disse...

Nem 5 milhões vão atingir quanto mais 100 milhões...podes escrever e esta medida é mais show off e não vai passar no TC. Abraço