A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





11 outubro 2013

O dinheiro e o sucesso

A definição de "coitadinhos" anda sempre à volta do dinheiro. Mas isso nem sempre é verdade.

Os "coitadinhos" são aqueles que em jovens adultos não tomam as decisões acertadas de forma a progredirem profissionalmente e assim melhorarem a qualidade de vida.

Os "coitadinhos" são aqueles que não têm a clarividência e objectividade de planearem passo-a-passo um caminho que os leva ao sucesso.

Quando se passa de determinada idade, se antes não se tomaram as decisões certas e não se planeou a vida convenientemente é óbvio que o destino será a pobreza. Mas que raio, o 25 de Abril já foi há 39 anos. A pobreza não tem que ser hereditária!

Ser "coitadinho" tem pouco haver com o dinheiro. Existem razões mais profundas por de trás.

A educação é uma alavanca para se sair da pobreza, uma boa gestão da vida faz o resto.

Podem parecer chavões, mas conheço casos concretos de pessoas que nem necessitaram de elevadas habilitações literárias para singrarem na vida (profissionalmente e não só).

De famílias humildes, até pouco esclarecidas em alguns casos, mas organizaram-se, deram os passos correctos (os errados acontecem, mas só servem para indicar o caminho) e hoje podem orgulhar-se de ter emprego, estabilidade e até um património bastante interessante.

Sem comentários: