A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





30 abril 2014

Racismo??? Uma das ideias mais estúpidas da humanidade.

Desde logo porque o conceito de raça não se aplica à espécie Homo Sapiens. Quanto muito... etnismo.

Mas principalmente porque a diversidade é que nos enriquece.

O Daniel Alves (jogador de futebol do Barcelona), fez mais contra o racismo em 7 segundos do que muitas campanhas publicitárias. Parabéns!!!

Entretanto, o jogo onde o adepto do Villareal lhe atirou a banana foi no sábado e logo na segunda-feira tinha sido identificado e condenado à irradiação daquele estádio. Ou seja, 48 HORAS DEPOIS a pena de nunca mais poder entrar no estádio da sua equipa estava em vigor.

Do outro lado do Atlântico, nos E.U.A., um poderosíssimo e riquíssimo dono de uma equipa de NBA (Basketball) foi apanhado numas escutas com declarações racistas para uma ex-namorada.

Como lá as escutas são válidas e a justiça é célere, o indivíduo (poderoso e riquíssimo, recordo) já foi sancionado com uma multa de aproximadamente DOIS MILHÕES DE EUROS E BANIDO DA NBA.

Penas destas, exemplares e decididas "na hora", funcionam e são dissuasoras. Mas por cá a justiça desportiva (e não só), insiste em aguardar, ouvir uma e outra vez, voltar a ouvir novas testemunhas, invalidar escutas e procedimentos e finalmente... muuuuito tempo depois, aplicar multas de 87€.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta conversa do racismo já mete nojo. Maiores racistas são os que se queixam. Essa é que é essa, e desses ninguém fala.
É como a velha conversa, um PRETO pode-me chamar de BRANCO, mas eu não posso chamar um PRETO de PRETO. Não são pretos? Eu também não sou branco.
Os que defendem tanto esta gente, vão passar a noite a um bairro de pretos ou a um acampamento cigano para verem como são tratados. Aí ninguém vai fala em racismo, aposto.

Obviamente vou comentar como anónimo, senão ainda sou preso ou expulso do planeta terra.

E não, não somos todos iguais. Apesar de existirem bons e maus em qualquer uma das raças.

JPG disse...

Chamar preto, branco, gordo, careca... não sendo muito agradável, depende sempre do tom com que é dito.

Mas atirar bananas ou imitar sons de macacos ao assistir a um jogo de futebol, já me parece menos duvidoso quanto à crítica.

Claro que somos todos diferentes e ainda bem!

As diferenças cada vez têm menos relação com o tom da pele, antes com as raízes culturais.

Anónimo disse...

O seu último paragrafo: PERFEITO