A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





12 outubro 2014

"Vou falar com a DOUTORA"

Assistente Social e Técnico de Serviço Social obrigam a dobrar a língua muitas vezes, por isso, não conheço nenhuma IPSS (Creche, Lar de Idosos, Infantário, Centro de Dia, Lares de Infância e Juventude, Centros de Acolhimento Temporário ou outros), em que esses profissionais sejam tratados como devem.

As enfermeiras, são enfermeiras, os professores são professores, as educadoras de infância são educadoras, as psicólogas são psicólogas, etc...

Já as assistentes sociais são invariavelmente "AS DOUTORAS".

Este tratamento começa logo pelas funcionárias, mas rapidamente se alarga a todos os "clientes"/"utentes" e seus familiares.

Ou seja, embora muitos profissionais sejam licenciados ou mestres (até em Universidades públicas), as "DOUTORAS" são as que (salvo raras excepções) em 3 anos de ensino superior particular politécnico, adquiriram tal estatuto.

A culpa não é delas, mas com uma designação tão longa "Técnico de Serviço Social", fica mais fácil (e até cai melhor eheheh) dizer "DOUTORA".

Num caso que conheço bem, nem o médico que exerce na instituição (pelo menos uma dezena de anos numa Universidade pública), é tratado simplesmente por "DOUTOR". 

Afinal "DOUTORAS" só mesmo as assistentes sociais - essas é que estudaram para isso, os restantes foi para enfermeiras, psicólogas, professoras, médicas ou educadoras.

São coisitas... :)

P.S. - não me dói o cotovelo, pois quando me licenciei em Geologia, como o curso tinha muito em comum com as engenharias (inclusivamente cerca de metade dos meus colegas exercem a profissão de geólogo), muitas pessoas nos tratavam por Engenheiros - o que para alguns ainda está acima na hierarquia. Em termos pessoais, gosto que me tratem pelo meu nome (apenas!), em termos profissionais, pela profissão que desempenho - prefiro professor, embora o "stôr" seja mais vulgar.Mas DOUTORAS mesmo, são as assistentes sociais :)

5 comentários:

Anónimo disse...

"Doutores" SÃO OS MEDICOS E PONTO FINAL.NESTE PAÍS BASTA QUE SE VISTA UM FATO E É DOUTOR.ONTEM TAMBEM EU FUI DOUTOR PORQUE ESTIVE NUM CASAMENTO. TINHA GRAVATA.

Elisabete disse...

Bem refletido!
Bjs

Super-febras disse...

Ai, João, João !,,,!!!

O que é que foste fazer? As doutoras do piolho ( sim uma das suas funções é catar os afligidos ) não são os anônimos do Benfica ou futebol cornudos do porto, nem os adeptos, seja ele por quem for dirigido, do partido socialista.
Este articulus é como espicaçar um ninho de vespas. Vais acabar picado! É que não estás a apagar o fogo com gasolina, estás a usar dinamite! Aliás maneira eficaz de alienar o anterior desde que corras bem, também em si requisito necessário para fugir ao abelheiro.

Deus te proteja. A ti e à tua pele!

Um abraço
Álvaro José

JPG disse...

Amigo Álvaro, como se diz por aqui...

Se vierem de frente, é de caras, mas se vierem de lado, vai de cernelha :)

Abraço!

Anónimo disse...

Ai, Como Me Faz Rir.