A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





14 março 2015

Antes que o dia termine...

Pi = 3.14159265359...

Para quem utiliza a notação mês/dia/ano, hoje é dia 3.14.15. 

Como certamente se recordarão, a Área de um círculo calcula-se multiplicando Pi pelo quadrado do raio, assim como o Perímetro de acha multiplicando Pi pelo diâmetro.

É de facto um número de uma importância extrema para as ciências em geral e para a matemática em particular.

O símbolo π representa um número infinito, que no meu tempo se conhecia como 3,1415, embora actualmente a aproximação leve a que a pequenada utilize 3,1416.

Como curiosidade, o perímetro da base das pirâmides de giza dividido pela sua altura é exactamente Pi, uma das razões de se acreditar na tese que foram construídas por uma civilização muito superior e antecedente à dos egípcios de há cinco mil anos.

P.S. - o momento do dia foi às nove horas, vinte e seis minutos e 53 segundos, ou seja... 3/14/15 9:26:53

(Dica recebida por e-mail, das terras já menos frias, do Canadá)

Sem comentários: