A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





12 março 2015

Temos serão!!!

Hoje, às 21:00 na RTP2, vamos abrir bem os olhos, os ouvidos e a alma.

Afinal vai-se falar de uma tradição que é de todo o país, mas é muito nossa, enquanto conimbricenses e mais ainda enquanto ribeirenses.


Este episódio leva-nos a conhecer uma das formas musicais mais antigas, pitorescas e ignoradas do país: os Gaiteiros de Coimbra. Trazendo nos ombros vários séculos de tradição, estes conjuntos instrumentais mantêm as mesmas funções cerimoniais que os seus antepassados. Estas gentes, portadoras de conhecimentos valiosos, continuam a exercer com brio e orgulho o que lhes é destinado por direito próprio, não sob forma de representação folclórica mas na execução de função efetiva. Procissões, novenas, missas, arruadas e peditórios são parte da cultura musical mais genuína das populações que vivem em torno da cidade. Coimbra recebe estas gentes, de origem rural, uma vez por ano, num evento que os junta em festa com os “doutores” da Universidade na Queima das Fitas de Coimbra.

Sem comentários: