A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





25 maio 2015

Ainda estamos a tempo!

Nunca tive pretensões de ser consensual, acho mesmo que a discussão de ideias estimula e sendo cordata, só traz benefícios.

Tive conhecimento que uma árvore próxima do Santo Cristo irá ser cortada, com autorização da Assembleia de Freguesia e a pedido da Comissão de Festas da Nª Srª da Nazaré 2015. Pelo que me disseram, trata-se de uma necessidade que outras Comissões já sentiram, pois as dimensões do palco onde actuarão os artistas ficam condicionadas pela árvore. Se é realmente assim, relembro que:

- Temos uma praça que é das mais bonitas do concelho (o nosso Rossio)

- As árvores que a compõem - além de bonitas - estão distribuídas de forma harmoniosa o que muito contribui para a beleza do nosso ex-líbris

- Até atingir o porte da que ponderam abater, uma árvore demora pelo menos duas décadas
- Comissões de Festas anteriores trouxeram cá artistas como Roberto Leal, José Cid, Marco Paulo, Rui Veloso, Quim Barreiros, Quinta do Bill, Tony Carreira e muitos outros que no auge das suas carreiras, arrastaram multidões (ainda por cima, com menos “oferta” de espectáculos nas redondezas)…

- As exigências (não sei se é o caso) de pseudo-vedetas (como os D.A.M.A. que ainda agora “nasceram” e que daqui a 2 anos provavelmente poucos se lembrarão ou o filho do Carreira que vive “à sombra” da fama do pai) não poderão ser negociadas/acertadas? Afinal, em relações comerciais, normalmente é o cliente que exige, mas no mundo dos “artistas” as regras são outras.

Resumindo, tenho para mim que se o Rossio tem dúzia e meia de árvores, uma que seja, fará falta. Mais, se em tempos uma foi cortada, tal não poderá servir de argumento pois os erros do passado não poderão justificar os do presente.

Apelo ao bom senso e reconhecendo o espírito diligente e de iniciativa que esta rapaziada tem demonstrado (à custa de muito suor e horas gastas a fio, numa tarefa que poucos se dispõem a empreender), julgo que certamente conseguirão uma solução que não passe pelo abate de uma árvore simbólica.

Em jeito de ironia, espero que uma próxima Comissão de Festas não se lembre de trazer cá os Xutos e Pontapés, pois o Santo Cristo ficaria em risco :). Ou se alguma se lembrar de trazer os Rolling Stones, que poupem a Igreja, caso o espaço não lhes faça falta :).


P.S. - Sei que o futuro é da juventude e não gosto de parecer “velho do Restelo”, mas entre ceder aos “caprichos” dos “cantantes” (se são mesmo bons, nem precisam de grandes aparelhagens sonoras :)) e ver uma árvore tão bonita, já “quarentona” ser cortada num local onde tantas fotos foram tiradas e tanta sombra fez aos ribeirenses, só porque estorva durante algumas horas do ano…

8 comentários:

Anónimo disse...

Primo sempre por ser o primeiro em quase tudo, mas desta vez ainda mais, porque quero iniciar uma longa lista de (salvadores)espero, a pedir perdão pela sombra e boniteza da àrvore que apontas como estorvo para se fazerem 3 dias de festa profana,será que não possa agora ser posta em agenda a apreciar,ser mudada a festa profana para outro local? que até existem mais do que um, e que dois?Ponte da Ribeira,campo da bola,terrenos na ribeira alta,da Igreja por sinal,agora cortar uma àrvore da nossa praça,e ainda com o acerto de meia duzia de mandões que atè lá estão porque metade ou menos dos habitantes lhes concedeu esse direito de opinar?Mas, nunca para delapidar!espero que desta vez este blog volte a interceder, e crie uma lista de petição, gostaria muito e ficaria grato como Ribeirensse.

Anónimo disse...

Claro que ainda estamos a tempo. Basta que as pessoas que gostam daquela bonita praça, demonstrem o seu desagrado perante uma decisão errada da nossa Assembleia de Freguesia. Se tem receio de enfrentar quem tomou esta decisão, aproveitem este espaço para demonstrar o seu descontentamento. A ARVORE NÃO SERÁ ABATIDA

Anónimo disse...

A arvore não pode ser transplantada tal com aconteceu com a aomoreira

Anónimo disse...

Presumo que o último comentário, seja uma interrogação e não uma afirmação. Cortar aquela árvore significa que ela deixa de existir. Outras eventualmente poderão ser plantadas, não vão substituir de forma alguma esta. A ÁRVORE NÃO SERÁ ABATIDA

Anónimo disse...

Será que o nosso Presidente da Junta, não vá dar volta a este disparate apesar de ter subido até onde subiu,e destronar um magote de opiniões, por sinal deploráveis?

Anónimo disse...

Não percebo este ultimo comentário, pode esclarecer melhor? Assiste-se aqui a comentários algo esquisitos, revelando alguma incapacidade de emitir opinião ou então de verdadeiro desconhecimento do que estamos a falar...Quem disser que alguém corta uma árvore por gosto ou só porque sim, revela uma insensatez mesquinha e tacanha.Até ao lavar dos cestos será vindima e vamos esperar que a GRANDE Comissão de Festas, a União de Freguesias, artistas e empresário possam ainda alterar a proposta de abate da árvore, mesmo que substituída por 2 ou 3 noutros locais. Cumprimentos a todos e Força Ribeira e Comissão de Festas. Um RIBEIRENSE

Anónimo disse...

Como se vê, tenta-se arrastar o carro para os trilhos, mas só se for para falar de futebol barato, è que aqui aparecem a dizer algo.

JPG disse...

Acredito que os esforços de todos (principalmente dos responsáveis) e sabendo a opinião de muitos ribeirenses, possam inverter uma decisão que já tinha sido aprovada.