A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





31 julho 2015

Ai o que aí vai...

Um ex-deputado, ex-governador civil, ex-presidente da federação distrital socialista... diz:

A lista de candidatos a deputados imposta a Coimbra pelos órgãos nacionais do PS não cumpriu o n.º 5,do art..º 79, dos Estatutos e... CONTINUA

O grave é que não apenas no PS que estas coisas acontecem...

Os partidos políticos (em geral), são dominados por pessoas que (como a generalidade) colocam o seu bem-estar à frente do bem comum.

Até aqui tudo normal, mas...

A linha que separa uma forma de ser/estar cordata e humanista de uma maneira mesquinha, trapaceira e onde "vale tudo" é por vezes ténue e...

Salvo raras excepções, temos nas lideranças de filiais, concelhias, federações, etc., pessoas que conseguiram recolher mais apoios pela sua capacidade "técnica" (leia-se rede de conhecimentos, amigos a quem pagar as quotas para neles irem votar, cargos, empregos, "tachos" para distribuir, etc.) do que pelas ideias  que defendem, ou mérito comprovado.

Claro que são essas lideranças que atingem cargos de decisão em Portugal, até porque escolhem as listas a deputados, a autarquias, etc...

Ou seja, nos dias das eleições nacionais, o povo apenas vota para escolher entre os que já foram indicados pelos partidos.

Quem não pertencer a nenhum partido, dificilmente se revê nos candidatos.

Daí tanta abstenção, votos nulos, votos em branco...

De vez em quando, lá aparecem umas situações que permitem perceber o "jogo sujo" que é feito dentro dos próprios partidos (o PSD costuma ser um "saco de gatos", onde Ferreira Leita ataca Passos Coelho, João Jardim ataca Cavaco Silva, Santana Lopes é atacado por quase todos e Pacheco Pereira ataca quase todos).

Tal como está, a política não consegue ter os melhores quadros, apenas os melhores... "sabujos".

Sem comentários: