A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





27 fevereiro 2016

As uniões de freguesias

Agora que não há eleições à porta, pelo menos que se saiba, e não posso ser acusado de estar a fazer campanha eleitoral, resolvi escrever sobre um assunto...

Deixou de se falar em extinção (fazia lembrar os dinossauros). Não me refiro aos répteis que habitaram a Terra há milhões de anos, mas aos que estavam no poder autárquico há mais de uma dúzia e que a lei insistia em afastar.

Como a lei de limitação de mandatos permitia que concorressem a uma câmara ou freguesia diferente, para continuarem nos "poleiros", foi ver presidentes a apostarem em câmaras vizinhas e outros a concorrerem a uniões de freguesias. O "xico-esperto" do Alberto Jardim até antecipou as eleições regionais, para poder prolongar o mandato mais uns tempos.

Pessoalmente, acho que a lei que os impedia era demasiado "cega", por isso não acho que tenham feito mal. 

Mas...

Curioso foi ver a forma tímida como a contestação foi feita. Então vão mexer nas nossas terrinhas e a malta fica-se por uma ou outra manifestação???

Não vos pareceu frouxa a contestação???

A maioria dos autarcas não concordava com a redução de freguesias (tal como foi levada a cabo), no entanto, como era a única forma de continuaram com o cargo, lá aceitaram e as "ovelhas" reduziram a contestação.

Posso estar completamente enganado, mas esta é a leitura que faço.

Foi mais uma jogada política de quem nos (des)governa, até porque o número de concelhos não sofreu alterações e esses sim, dariam uma redução nos custos ao país...

Mas aproveitaram a altura certa (aplicação da lei de limitação de mandatos) para encolher o número de freguesias.

Já agora, não seria esta uma das primeiras medidas que um governo de esquerda revogaria???

Sem comentários: