A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





30 maio 2016

Assim de repente...

A malta que agora se manifesta pela escola privada mas em que o Estado (leia-se todos nós) é que paga, parece que está a falhar em alguns pontos. Talvez por não estarem habituados a terem motivos para se manifestar...

Falam em escolher a "escola de qualidade", significa que a outra não tem qualidade. Será mesmo assim??? Os professores do ensino privado tiraram cursos em melhores Universidades? Saíram com melhores notas? Tiveram que fazer estágio? Foram graduados pela sua experiência profissional? Ou são "escolhidos" pelas "cunhas" e pela forma como bajulam os directores??? Não quero generalizar, mas quando vejo um cartaz como este, dá vontade!!!



Já os professores do ensino público, com cortes nos vencimentos, congelamentos das progressões, divisão da carreira, avaliação absurda, prova de ingresso redundante, encerramento de milhares de escolas (não me enganei, foi mesmo isto que fizeram ao ensino público, para agora poderem dizer que o privado é melhor), mega-agrupamentos onde temos que trabalhar em 3 (ou mais) escolas no mesmo dia, etc..., estão habituados a mostrar o seu descontentamento. Só de uma vez, fomos 120 mil, mas a ministra "Milu Rodrigues" fez sempre orelhas moucas e a solidariedade dos professores do privado foi... ZERO!!!

A região Centro é a que tem maior número de colégios com contratos de associação, a cidade de Coimbra tem NOVE destes e , se quisermos rodar +/-20Kms, temos ainda Almalaguês, Ançã, Granja do Ulmeiro, Mogofores e mais algum que me esteja a "escapar".

Ou seja, os que agora defendem o direito à escolha, esquecem-se que do rio Tejo para baixo, apenas há DOIS colégios com contratos de associação (ambos no Alentejo, pois o Algarve não tem nenhum). Assim, quem mora em Coimbra, tem uma escolha infinita, já no Sul, apenas têm a escola pública.

Mas desde que não mexam no seu "queijo" está tudo bem. Parece que há risco de enviarem professores para o desemprego. Não gosto! 

Mas recordo que os docentes do ensino público foram aconselhados a procurarem outros mercados (Passos Coelho falou em Angola, Moçambique...).

Continuo a afirmar que, por exemplo e por ser na freguesia onde resido, o Colégio de S, Martinho NUNCA DEVIA TER SIDO AUTORIZADO!!!

Está a menos de 4 Kms de escolas públicas que já existiam (Taveiro, Inês de Casto, Silva Gaio) e só o foi porque "poderes bem instalados" o permitiram. Ou não tivessem alguns dos seus donos responsabilidades de chefia na educação da Região Centro.

Quando escrevi isso num jornal, ameaçaram-me com tribunal, mas como não terei publicado nenhuma inverdade, ficaram pela ameaça.

Não é vingança, apenas justiça que demorou décadas, mas parece estar prestes a chegar.

Louvo o PCP e o BE pela insistência junto do "Chamuças" no sentido de orientar a "Geringonça" neste sentido.


1 comentário:

Anónimo disse...

Agradecia que o meu amigo, não publicasse mais artigos destes. OBRIGADO