A enclavar desde 2005

«São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim, porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.»
Professor Agostinho da Silva





22 julho 2016

Festa Nª Srª Nazaré

Estávamos em Maio e ninguém assumia a responsabilidade.

O convite que me fizeram foi de tal forma sincero, que não dava para negar.

Trata-se de um momento que representa muito para tantos e muitíssimo para alguns. Cheguei a ouvir "o 15 de Agosto, são as minhas férias".

Assim, 

Assumir a responsabilidade de manter viva a memória de muitos. Tantos!!! Daqueles que uma e outra vez foram "esperar a bandeira", andavam com rebanhos pelas ruas, pintaram as casas nesta altura do ano, assaram a chanfana, deixando nas ruas um cheiro inconfundível, foram nas procissões, acordaram com as alvoradas, etc.

Refiro-me a vivos e já "desaparecidos", que ao longo de mais de 6 séculos sempre o fizeram.

Trabalho, sim... está a dar!

Responsabilidade e noites mal dormidas por receio de algo não correr bem... sim, claro!

Mas, espero no dia 17 acordar com a sensação de dever cumprido!


Nos peditórios, o contraste é gritante: pessoas que se escondem, que dão as desculpas mais esquisitas... mas algumas que ficam felizes por a tradição continuar e outras que com bastante esforço, dão a esmola que vale muito. Para estas, tentaremos dar dignidade a largas centenas de anos de tradição.

Sem comentários: